Radioterapia: o que é, para que serve, indicações e tempo de duração

o que é radioterapia para que serve indicações e tempo de duração

Se você está confuso sobre o que é e para que serve a radioterapia, aqui está a resposta: é um procedimento que utiliza radiação ionizante segura e serve para auxiliar no tratamento do câncer. As indicações são diversas e cada sessão costuma durar poucos minutos.

Neste artigo, você vai conhecer um pouco mais sobre o procedimento, em que casos é indicado, como é aplicado, o tempo de duração da sessão e do tratamento, e mais. Acompanhe o texto!

O que é e para que serve a radioterapia?

A radioterapia é um procedimento que serve para tratar e eliminar o câncer, sejam eles benignos ou malignos. Um feixe de radiação ionizante é lançado em doses devidamente calculadas, exatamente na direção das células a serem atingidas. Isso evita a destruição de células saudáveis que estejam ao redor das células tumorais.

Muitas vezes, a radioterapia é aplicada antes da cirurgia para retirada do tumor, com a finalidade de diminuir o seu tamanho e restringir a cirurgia à uma área menor.

Pode ser utilizada, ainda, após a cirurgia de retirada do tumor, visando alcançar as células cancerígenas que ainda permaneceram. Ou, pode ser combinada com o tratamento de quimioterapia.

Além de tratar e eliminar o câncer, o método também pode ser útil na prevenção do retorno do tumor e como uma forma paliativa, nos casos em que o tumor não possa ser eliminado. Nesses casos, o procedimento serve para proporcionar qualidade de vida, atuando no alívio da dor, na descompressão e na contenção de possíveis sangramentos.

E, ao contrário do que se pensa, a radioterapia não é usada apenas para tratar o câncer. Também é utilizada para a diminuição de queloides, má formação arteriovenosa, além da aplicação em tumores benignos.

Como contar para minha família e amigos que tenho câncer? Se está passando por isso, descubra neste outro artigo.

E qual a diferença de quimioterapia e radioterapia?

A principal diferença entre radioterapia e quimioterapia é que radioterapia não é tão agressiva quanto a quimioterapia, provocando efeitos colaterais mais brandos. Sua aplicação é indicada nos casos em que o câncer atinge uma região ou órgão específico e que não tenha resultado em metástase.

A radiação aplicada altera a genética da célula impedindo sua capacidade de multiplicação. Assim, o tumor não se desenvolve e passa a regredir ao longo do tratamento, devido a incapacidade de regeneração das células.

O tratamento pode ser usado tanto isoladamente para a cura, quanto concomitantemente com a quimioterapia, como um paliativo. O intuito é melhorar a qualidade de vida dos portadores de câncer. A eficácia do tratamento e sua duração dependem de:

  • Quanto o tumor é sensível à radiação;
  • Do local em que está localizado;
  • Como é oxigenado;
  • Qualidade, quantidade e tempo em que a radiação é administrada no paciente.

Quando a radioterapia é indicada?

Em geral, o procedimento costuma ser indicado para portadores de tumores localizados na cabeça, pescoço, mamas, tireoide, próstata, útero ou em órgãos onde o câncer ainda não tenha se espalhado.

A radioterapia também é usada nos casos em que o paciente não pode, por algum outro motivo de saúde, submeter-se à cirurgia para retirada do câncer. Ou quando o tumor está localizado em locais que não podem sofrer uma intervenção cirúrgica, como no cérebro ou no pulmão.

Se você quer saber um pouco mais de como é utilizada a radioterapia especificamente no tratamento do câncer de mama, assista ao vídeo abaixo. O Dr. Renato, médico do IMEB, vai tirar as suas dúvidas.

Quanto tempo dura uma sessão de radioterapia?

Cada sessão dura em média de dois a cinco minutos, podendo chegar a trinta minutos em casos mais complexos. Todo o tratamento pode durar de uma a sete semanas, variando de acordo com o aparelho a ser usado e do local do corpo que receberá a radiação.

Saiba mais em:

Como é feito o tratamento de radioterapia?

Quais são os efeitos colaterais da radioterapia? Infecções, coceira e irritação na pele, cansaço e tristeza, entre outros. Clique para saber mais.

Agora, se você quer saber mais sobre o câncer e seus tratamentos, baixe agora mesmo o nosso e-book: Tenho Câncer. E agora? Queremos te ajudar a esclarecer as suas dúvidas.

ebook câncer

Fale conosco

Deixe sua mensagem aqui.

Enviando

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?

IMEB -- 2018 © Copyright
Responsável Técnico: Alaor Barra Sobrinho - CRM-DF 3029