Semana Mundial da Amamentação: entenda a data

mãe segurando bebê

Todos os anos no Brasil, desde que foi criada internacionalmente e adotada no país, é celebrado a Semana Mundial da Amamentação. Trata-se de uma semana especial que visa dar uma atenção maior à importância do aleitamento materno, de forma a conscientizar todas as pessoas sobre o quão fundamental é essa fase na vida de uma criança.

Neste artigo, separamos as principais informações sobre o assunto, incluindo o foco que será dado na Semana no ano de 2019. Acompanhe!

Como foi criada a Semana Mundial da Amamentação?

A Semana Mundial da Amamentação, que vai do dia 1º ao dia 7 de agosto, foi criada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e pelo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), com base na Declaração de Innocenti que foi assinada em 1º de agosto de 1990.

A Declaração propõe que todos os países signatários adotem políticas nacionais de proteção, promoção e apoio ao aleitamento materno. Nesse sentido, a Semana da Amamentação vem sendo celebrada por mais de 120 países que assinaram o acordo, e tem promovido formas de conscientizar as pessoas (principalmente as mulheres), sobre a importância do aleitamento materno.

No Brasil, as ações coordenadas da Semana da Amamentação estão sob a administração do Ministério da Saúde, que trabalha em parceria com outras instituições e ONGs para levar informação e inclusão para mulheres e famílias ao redor do país, no que diz respeito ao aleitamento materno e ao desenvolvimento saudável de crianças pequenas.

Leia também:

6 exames que toda mulher deve fazer anualmente

Objetivos da Semana Mundial de Amamentação 2019

Para o ano de 2019, os objetivos da Semana Mundial de Amamentação terão como foco o aleitamento materno com enfoque na igualdade de gênero. Isto é, os objetivos estabelecidos recaem na necessidade de diminuir a diferença de renda entre homens e mulheres, de combater a violência doméstica e a sobrecarga das mulheres dentro de casa, a fim de promover mais condições para um período de amamentação saudável.

Leia também:

4 exames que detectam o câncer de mama

Qual a importância da amamentação?

Recomenda-se que o aleitamento materno seja feito pela mãe durante os 2 primeiros anos de vida do bebê (se possível, de forma exclusiva), e, caso haja disponibilidade, até os 4 anos de idade de forma complementar.

A amamentação, quando feita de maneira correta e orientada pelo médico, permite que o bebê cresça saudável e auxilia na prevenção de diversas doenças futuras.

Conheça alguns benefícios do aleitamento materno:

  • Diminui o risco de diarreia, de infecções respiratórias, de alergias, de hipertensão e de colesterol alto para o bebê;
  • Reduz a chance de obesidade no futuro e melhora a nutrição da criança;
  • Ajuda a promover um vínculo afetivo entre mãe e filho desde o seu nascimento;
  • Para a mamãe, ajuda na prevenção ao câncer de mama.

O IMEB apoia e incentiva a amamentação! Por isso, se você conhece alguma pessoa que precise saber mais sobre a importância do aleitamento materno, compartilhe este artigo com ela.

E participe das iniciativas da Semana Mundial de Amamentação, sempre na primeira semana de agosto, todos os anos. Basta acompanhar a agenda da sua cidade.

Precisar agendar um exame com o IMEB? Clique aqui e agende agora mesmo!

Leia também:

4 dificuldades para amamentar e como vencê-las

ebook-cancer-de-mama-imeb

E-Book – Tudo Sobre o Câncer de Mama!

Fale conosco

Deixe sua mensagem aqui.

Enviando

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?

IMEB -- 2018 © Copyright
Responsável Técnico: Alaor Barra Sobrinho - CRM-DF 3029