Os problemas de saúde que você previne com atividade física | IMEB

Os problemas de saúde que você previne com atividade física

A atividade física é uma das melhores formas de cuidar da saúde e prevenir diversos problemas que podem afetar sua qualidade de vida. 

No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas ou crenças equivocadas sobre como se exercitar de forma adequada e segura. 

Neste artigo, você vai conhecer quais problemas de saúde podem ser prevenidos com atividades físicas, descobrir a verdade por trás de alguns mitos difundidos sobre exercícios e saber quais benefícios essa prática pode trazer para sua vida.

Acompanhe!

Mitos sobre atividades físicas

Existem diversos mitos sobre atividades físicas, que são difundidos como verdades e, por vezes, limitam as pessoas de iniciarem seus exercícios. Veja alguns:

1. Apenas atividades de alta intensidade são benéficas

Muitas pessoas acreditam que só vale a pena se exercitar se for forma intensa e por longos períodos de tempo. No entanto, isso é um mito. Atividades de baixa ou moderada intensidade, como caminhar, andar de bicicleta ou dançar, também trazem inúmeros benefícios para a saúde, desde que sejam realizadas com frequência e regularidade. 

O importante é escolher uma atividade prazerosa, que se adapte ao seu condicionamento físico e rotina.

2. Exercícios abdominais eliminam gordura localizada na barriga

Outro mito comum é acreditar que os exercícios abdominais são suficientes para eliminar a gordura localizada na barriga. Na verdade, esse tipo de exercício contribui para fortalecer os músculos da região abdominal, mas não têm efeito direto sobre a camada de gordura que os recobre. 

Dessa forma, a redução da gordura corporal só é possível através da combinação de exercícios aeróbicos (aumento do gasto calórico) com uma alimentação equilibrada e saudável (diminuição do consumo de calorias).

3. Exercícios apenas aos finais de semana são suficientes

Algumas pessoas acham que basta se exercitar aos finais de semana para manter a saúde em dia. No entanto, isso não é verdade. 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), são recomendados de 150 a 300 minutos de atividade física por semana. Assim, o ideal é incorporar a atividade física à rotina diária, não apenas aos sábados e domingos.

4. Praticar exercícios regularmente permite comer o quanto quiser

Outra crença falsa é pensar que quem se exercita regularmente pode comer o quanto quiser, sem se preocupar com as calorias. Porém, a quantidade de calorias gastas com exercícios depende de vários fatores, como tipo, intensidade, duração e frequência da atividade, além do  metabolismo da pessoa. 

Em geral, as atividades físicas consomem uma parte pequena das calorias ingeridas ao longo do dia. Por isso, é importante manter uma alimentação balanceada e adequada às suas necessidades energéticas, sem exageros nem restrições.

5. Idosos devem evitar exercícios

Um mito muito prejudicial é achar que os idosos devem evitar os exercícios, por medo de se machucar ou de piorar alguma condição de saúde. Na verdade, os exercícios são fundamentais para os idosos, pois ajudam a prevenir e tratar diversas doenças, assim como melhorar a mobilidade, força, equilíbrio, coordenação, memória, autoestima e qualidade de vida. 

Entretanto, é essencial realizar uma avaliação médica prévia e contar com o acompanhamento de um profissional de educação física.

Os benefícios das atividades físicas para a saúde

A prática de atividades físicas pode trazer inúmeros benefícios para o organismo e uma melhora na saúde geral do corpo. Veja as inúmeras vantagens que os exercícios podem trazer para sua vida:

✅ As atividades físicas melhoram o funcionamento do sistema cardiovascular e respiratório, pois aumentam a capacidade do coração e dos pulmões de bombear e oxigenar o sangue, respectivamente. Além disso, a prática de exercícios reduz a pressão arterial, o colesterol ruim (LDL) e os triglicérides, prevenindo o acúmulo de placas de gordura nas artérias.

✅ A prática de atividades físicas fortalece os músculos e os ossos, pois estimula a síntese de proteínas e de cálcio. Dessa forma, é possível observar uma melhora na postura, flexibilidade, agilidade e coordenação motora, prevenindo assim dores, lesões, quedas e fraturas.

✅ Praticar atividades físicas de forma regular e consistente contribui para a regulação do metabolismo e do peso corporal, pois aumentam o gasto calórico e a sensibilidade à insulina. Isso porque, o corpo utiliza mais gordura como fonte de energia, ao mesmo tempo que o açúcar no sangue é mais facilmente absorvido pelas células.

✅ As atividades físicas também são muito importantes para a saúde mental, já que são capazes de melhorar o humor e a autoestima, além de trazer mais qualidade de vida, aumentar a qualidade do sono e proporcionar a sensação de satisfação, bem-estar e felicidade.

✅ A prática regular de atividades físicas é capaz de melhorar as habilidades cognitivas, aumentando a criatividade, o raciocínio lógico, o foco, a concentração, a capacidade de aprendizado e julgamento, além de também contribuir para o desenvolvimento de habilidades sociais.

Os problemas de saúde que você previne com atividade física

Além dos benefícios para o corpo e a mente, as atividades físicas também exercem um papel muito importante na prevenção de diversos problemas de saúde. Veja alguns dos principais:

Doenças cardiovasculares

De acordo com a OMS, as doenças cardiovasculares são as principais causas de morte no mundo. Entre elas, estão infarto, acidente vascular cerebral (AVC), insuficiência cardíaca, arritmia, hipertensão e aterosclerose. 

Atividades físicas previnem as doenças cardiovasculares ao fortalecer o músculo cardíaco, melhorar a circulação sanguínea e reduzir a pressão arterial, além de aumentar os níveis de colesterol bom (HDL) e diminuir os níveis de colesterol ruim (LDL).

Doenças respiratórias

A prática de atividades físicas melhora a capacidade pulmonar e a oxigenação do sangue, aumentando assim a resistência às infecções e inflamações do sistema respiratório, além de promover a limpeza das vias aéreas. Dessa forma, os exercícios contribuem para a prevenção de doenças como asma, bronquite, pneumonia, tuberculose e gripe, entre outras.

Diabetes

A atividade física é essencial para a prevenção, controle e tratamento da diabetes, uma vez que a prática regular aumenta o gasto calórico e reduz o peso corporal e a circunferência abdominal. Além disso, fazer exercícios melhora a sensibilidade à insulina e diminui as concentrações de glicose no sangue.

Obesidade

Os benefícios da atividade física contribuem bastante para a prevenção e controle da obesidade. Isso porque, a prática de exercícios eleva o gasto calórico, reduz os níveis de gordura corporal, melhora o condicionamento físico e aumenta a taxa de metabolismo, ou seja, a quantidade de calorias que o organismo queima diariamente. 

Osteoporose

Algumas atividades físicas, como exercícios aeróbicos e musculação, são muito benéficos para a prevenção e tratamento da osteoporose, pois estimulam a formação e manutenção da massa óssea, fortalecem os músculos, as articulações e os ligamentos e melhoram o equilíbrio, a postura e a mobilidade, prevenindo quedas e fraturas.

Depressão e ansiedade

Praticar atividades físicas de forma regular exerce um papel importante no combate a depressão e ansiedade. Isso porque, durante os exercícios, o organismo libera hormônios e neurotransmissores que causam sensações de bem-estar e prazer, como endorfina, serotonina, dopamina e noradrenalina. Além disso, a atividade física melhora a autoestima, a socialização e a qualidade de vida.

Doenças neurológicas

As atividades físicas também são capazes de prevenir ou retardar os efeitos provocados por doenças neurológicas e degenerativas, como Alzheimer, Parkinson ou esclerose múltipla. A prática melhora a circulação sanguínea, a oxigenação e a função do sistema nervoso, diminuindo o risco de perda de memória, demência e declínio cognitivo.

———————————-

O IMEB (Imagens Médicas de Brasília) procura contribuir através da promoção da saúde, bem-estar e qualidade de vida, seja por meio dos serviços prestados, seja produzindo conteúdos informativos, ricos e sempre gratuitos.

Somos especialistas em exames de diagnóstico por imagem e contamos com profissionais altamente qualificados para oferecer a você o melhor atendimento. Venha cuidar da sua saúde conosco!

Caso você esteja em Brasília ou no Entorno e tenha exames de imagem solicitados, agende seu exame agora mesmo!

Por: Dr. Renato Barra / Categoria: Bem-estar

22 de janeiro de 2024

Conteúdos Relacionados

Conteúdos Recomendados

DICAS DE SAÚDE

Receba Dicas de Saúde Atualizadas