Ardência ao urinar, dor ao fazer xixi, urina com sangue… Se você está com algum desses sintomas ultimamente, consulte-se com um médico, pois pode ser infecção urinária. Esse é um tipo de infecção que pode afetar qualquer parte do sistema urinário e é causada pela proliferação de bactérias na região.
Continue lendo este artigo para entender melhor sobre a infecção urinária, seus tipos, causas, sintomas, tratamento, diagnóstico e mais!
O que é Infecção Urinária?
A Infecção Urinária (nome popular para a chamada Infecção do Trato Urinário – ITU) é um problema causado por bactérias e que pode surgir em qualquer parte do sistema urinário, como rins, bexiga, uretra ou ureteres.
Inicialmente, a infecção surge quando microrganismos estranhos ao corpo entram na região pela uretra e se instalam na bexiga, multiplicando-se de tal forma que o trato urinário fica sobrecarregado e infecciona.
Em geral, o problema é mais comum em mulheres, devido a características anatômicas que as tornam mais vulneráveis à infecção.
O fato da uretra feminina ser mais curta, por exemplo, com cerca de 15 cm a menos que a dos homens, faz com que as bactérias consigam chegar mais rápido à bexiga. Além disso, a maior proximidade entre a vagina e o ânus facilita com que os microrganismos contaminem a região.
Além do gênero, existem outros fatores de risco para o desenvolvimento da infecção urinária, como menopausa (devido à baixa quantidade de estrogênio), câncer de próstata, sistema imunológico fragilizado, uso de cateter para urinar, entre outros.
Há também a Infecção Urinária de Repetição, que é quando o problema ocorre com mais frequência. Você sabe exatamente o que é? No vídeo abaixo, o Dr. Renato, médico do IMEB, explica melhor sobre o assunto. Assista:
Infecção Urinária pega? É contagiosa?
As probabilidades são baixas, já que a infecção se dá por bactérias que já estão no nosso corpo, e não por microrganismos de fora que são passados por contato, via respiratória ou sexual (nesse caso, é importante reforçar também que a infecção urinária não é uma IST – Infecção Sexualmente Transmissível).
Tipos de infecção de urina
O tipo da infecção varia, principalmente, de acordo com o local do problema. São 4 tipos principais:
- Cistite: essa é a infecção urinária que atinge a bexiga, sendo o tipo mais frequente;
- Uretrite: ocorre na uretra e também pode estar acompanhada de inflamação no local. Nesse caso, a infecção costuma ser causada por bactérias gastrointestinais;
- Pielonefrite: é o tipo de infecção urinária que atinge os rins, representando o quadro mais grave da doença;
- Infecção nos ureteres: acontece nos canais responsáveis por levar a urina dos rins até a bexiga.
Quais são os sintomas de uma infecção urinária grave?
A infecção é considerada grave quando as bactérias migram no sistema urinário e chegam até os rins. Nesses casos, é comum que os sintomas piorem e apresentarem:
- Febre alta
- Calafrios
- Dor na lombar
O que causa infecção urinária (de urina)?
As causas são variadas, podendo envolver tanto hábitos e comportamentos quanto outras doenças que facilitam a proliferação de bactérias no sistema urinário. A infecção urinária também pode ter causas diferentes entre mulheres e homens.
Confira as principais abaixo:
- Hábito de segurar o xixi;
- Higiene íntima inadequada;
- Obesidade;
- Doenças que interferem diretamente na defesa e imunidade do organismo, como diabetes e Aids;
- Uso de certos medicamentos, como aqueles utilizados no tratamento da lúpus;
- Prisão de ventre;
- Pedra nos rins;
- Gravidez.
Leia também: 6 exames que toda mulher deve fazer anualmente
Sintomas de infecção urinária
Os sintomas variam de acordo com o tipo de infecção e, nem sempre uma pessoa com infecção urinária apresenta sintomas, mas quando surgem, os mais comuns são:
- Ardência ou dor ao urinar, geralmente intensa e especialmente ao final da urina;
- Dor na bexiga;
- Necessidade constante e urgente de urinar a todo momento, mesmo quando acabou de ir ao banheiro;
- Cor da urina diferente (mais escura, xixi amarelo forte);
- Urina com sangue ou avermelhada;
- Urina com cheiro muito forte
- Dor nas costas ou pélvica (principalmente abaixo do ventre);
- Dor no reto;
- Aumento da frequência de micções;
- Febre.
Ardência ao urinar é o mesmo que infecção urinária?
Ardência ao urinar não é o mesmo que infecção urinária, ardência ou dor na hora de urinar é um sintoma que pode indicar várias doenças como vulvovaginite, tuberculose do trato urinário e entre outras.
O que é bom para infecção urinária? Tem tratamento?
Muitos pacientes se questionam: o que é bom para infecção urinária? Aqui vão portanto algumas dicas: hidratar-se corretamente e beber muita água ao longo do dia (no mínimo 2 litros) é uma das principais recomendações, pois irá diluir mais a urina e facilitar na hora de fazer xixi.
Além disso, beber mais água também fará com que tenha que ir mais vezes ao banheiro, para que consiga expelir o máximo de bactérias possível para fora do organismo de forma mais rápida.
Alguns pacientes também relatam que certos tratamentos caseiros aliviam os sintomas, como consumo de cranberry, melancia e até alguns chás (manjericão, carqueja, aroeira).
Porém, é importante reforçar que esses tratamentos não possuem efeito garantido e é importante procurar um profissional para que ele possa indicar a opção mais adequada.
Conheça abaixo as opções de tratamento médico para infecção urinária.
Como tratar Infecção Urinária?
O tratamento vai depender, principalmente, do tipo, local e da gravidade da infecção. Em geral, é recomendado o uso de antibióticos via oral ou endovenosa para tratar o problema e analgésicos para aliviar a dor e ardência ao urinar.
Além disso, se o paciente tem infecção urinária frequentemente, o tratamento também pode variar. Em geral, os tratamentos para infecção urinária costumam ser bem-sucedidos e curar a doença, sem sequelas.
Remédio para infecção urinaria
Os antibióticos são o tratamento padrão para infecções do trato urinário porque matam as bactérias que estão causando o problema. A maioria das I.U se desenvolve quando as bactérias entram no trato urinário.
As espécies de bactérias com maior probabilidade de serem responsáveis por infecção urinaria incluem: Espécies de Escherichia coli, que causam até 90% de todas as infecções na bexiga, Staphylococcus epidermidis e Staphylococcus aureus, e Klebsiella pneumoniae.
As infecções leves do trato urinário costumam passar em poucos dias. Para ajudar a aliviar a dor enquanto seus sintomas desaparecem, você pode:
- tomar paracetamol
- colocar uma bolsa de água quente na sua barriga, costas ou entre as coxas
- Ficar em repouso e beber bastante líquido – isso ajuda seu corpo a eliminar as bactérias
- Também pode ajudar evitar relações sexuais até se sentir melhor. Você não irá passar para seu parceiro, mas o sexo pode ser desconfortável.
Remédio Caseiro para infecção urinária:
- suplemento chamado D-manose
- suco de cranberry ou comprimidos
Pesquisas sugerem que a D-manose pode ajudar a prevenir infecções do trato urinário em mulheres que não estão grávidas. Não está claro se os produtos de cranberry de fato ajudam. Esteja ciente de que os produtos de D-manose e cranberry podem conter muito açúcar.
Quanto tempo leva para curar?
Uma infecção urinária pode levar de 3 dias a 1 semana, nos quadros mais leves, e até cerca de 21 dias, nos casos mais graves.
Como é o diagnóstico de infecção urinária?
Em geral, os médicos recomendados para fazer o diagnóstico da infecção urinária são os ginecologistas e urologistas.
No consultório, os especialistas irão avaliar os sintomas e histórico do paciente, além de solicitar exames específicos para diagnosticar a infecção e ter consciência da sua gravidade com maior precisão.
Podem ser solicitados tanto o exame comum de urina (urina tipo I e urocultura), como também exames de imagem da região (como ultrassonografia e/ou tomografia, com ou sem uso de contraste, a depender da orientação médica).
O que acontece se não tratar o problema?
Uma infecção de urina não tratada pode evoluir para quadros mais sérios, especialmente quando atinge os rins.
Isso pode resultar em infecções urinárias mais frequentes, infecção da corrente sanguínea e até em danos irreversíveis nos rins.
Por isso, se você está sentindo algum dos sintomas descritos, como dor e ardência ao urinar, dor pélvica, urina com sangue e vontade frequente de ir ao banheiro para fazer xixi, procure um médico especializado o mais rápido possível para que o problema não progrida.
Assim, você terá acesso ao diagnóstico correto da doença e poderá seguir com a forma de tratamento mais adequada para o seu caso.
Leia também
Como identificar um AVC: 12 sintomas
Tomografia Computadorizada do Crânio (Encéfalo)
Oncologia: o que é, tumor, câncer e diagnóstico
Osteoporose tem cura? Sintomas e tratamento