Cintilografia Mamária de Alta Resolução para detectar Câncer de Mama!

Cintilografia Mamária de Alta Resolução: um salto na detecção do câncer de mama

A Cintilografia Mamária é um dos métodos mais precisos para rastrear o câncer de mama, oferecendo uma análise mais detalhada de lesões encontradas na região das mamas.

A fim de oferecer um diagnóstico com ainda mais qualidade de detalhamento, foi criada a Cintilografia Mamária de Alta Resolução (ou Imagem Molecular Mamária). O IMEB é pioneiro na realização deste exame em Brasília.

Acompanhe o artigo e saiba como funciona o exame da Cintilografia Mamária de Alta Resolução, quais as suas vantagens, e em quais casos ele é indicado. Acompanhe!

O que é a Cintilografia Mamária de Alta Resolução?

A Cintilografia Mamária de Alta Resolução é um exame de imagem da Medicina Nuclear, que utiliza doses seguras de radiação (radiofármaco) para o diagnóstico de lesões nas mamas ainda no seu estágio inicial, aumentando as chances de cura na possibilidade de um câncer de mama.

Como é feito o exame de cintilografia da mama?

Uma das principais vantagens deste exame é que, diferentemente da Mamografia, a paciente pode ficar sentada enquanto o aparelho capta as imagens das mamas. Além disso, a compressão das mamas na Cintilografia Mamária de Alta Resolução é 3 vezes menor do que a Mamografia, reduzindo consideravelmente o desconforto durante o procedimento.

Com a administração de doses seguras de radiofármaco na paciente, a captação de imagens é realizada de vários ângulos na região das mamas, na qual cada aquisição de imagem pode levar entre 5 a 10 minutos. O tempo total da realização do exame pode durar, aproximadamente, 1 hora.

No vídeo abaixo, o Dr. Renato, do IMEB, dá mais detalhes sobre como o exame é realizado. Assista:

Quais as vantagens da Cintilografia Mamária de Alta Resolução?

Além da possibilidade da paciente permanecer sentada, e da compressão das mamas ser bem menor do que a Mamografia, uma outra vantagem da Cintilografia Mamária de Alta Resolução é, como o próprio nome já diz, a qualidade da imagem adquirida.

Com a alta resolução das imagens, é possível analisar a lesão ainda em sua fase inicial, podendo chegar, em alguns casos, a identificar o câncer antes mesmo de alterações morfológicas obtidas com imagens radiológicas tradicionais.

Utiliza-se uma plataforma semelhante à da mamografia para realização dos exames. Dessa forma é possível realizar as incidências tradicionais da mamografia facilitando a comparação mamográfica.

Confira, em tópicos, as principais vantagens do exame:

  • Realização das 4 incidências tradicionais da mamografia;
  • Menor compressão das mamas (3 vezes menor que a Mamografia);
  • Exame realizado com paciente sentada, com maior conforto e precisão das imagens;
  • Eficaz na diferenciação de lesões benignas e malignas.

Qual a diferença entre a Cintilografia Mamária de Alta Resolução e a Tradicional?

cintilografia mamária de alta resolução
Cintilografia Mamária de Alta Resolução: um salto na detecção do câncer de mama

A principal diferença entre a Cintilografia Mamária de Alta Resolução e a Cintilografia das Mamas Tradicional é a qualidade das imagens obtidas, e uma sensibilidade maior na detecção de pequenas lesões — algo que não era possível pelo método tradicional, para analisar lesões menores que 10 mm ou mesmo naquelas localizadas próximas à parede torácica.

Na Cintilografia de Alta Resolução (que também foi cunhado o termo Imagem Molecular Mamária, do inglês Molecular Breast Imaging – MBI), o equipamento é mais moderno, oferecendo melhor resolução espacial graças à utilização de detectores semicondutores de alta resolução — mais precisamente, o Telureto de Cádmio de Zinco – CZT.

A Cintilografia Mamária de Alta Resolução substitui a Mamografia?

Não! A Mamografia Digital ainda é o principal exame de rastreamento do câncer de mama, e deve ser realizado anualmente por todas as mulheres a partir dos 40 anos (ou a partir dos 35 se houver fatores de risco para a doença).

A Cintilografia Mamária, ainda que permita uma excelente resolução das imagens, e uma análise precisa de pequenas lesões, é indicada para mulheres mais jovens que possuem mamas mais densas, ou como um exame complementar à Mamografia.

Continue lendo o artigo para conhecer as principais indicações do exame de Cintilografia.

Indicações para o exame de Cintilografia Mamária de Alta Resolução

De modo geral, o exame da Cintilografia Mamária de Alta Resolução é indicado para os seguintes casos:

  • Rastreamento de mulheres com mamas densas;
  • Rastreamento de mulheres com história familiar e/ou pessoal de câncer de mama;
  • Esclarecimento de achados duvidosos à mamografia;
  • Avaliação de mulheres com lesões palpáveis e mamografia convencional normal;
  • Planejamento terapêutico, auxiliando na detecção de lesões adicionais;
  • Controle pós-tratamento, seja cirúrgico, quimio ou radioterápico;
  • Contraindicação à Ressonância Magnética (pessoas claustrofóbicas, portadores de marcapasso, dentre outros).

Contraindicações do Exame

Devido à dose de radiação utilizada para realizar o exame, a Cintilografia das Mamas não é indicada para mulheres grávidas, com suspeitas de gravidez, ou que estejam em período de amamentação.

Nesses casos, converse com seu médico para avaliar a possibilidade de realizar outro exame das mamas como alternativa, tudo bem?

O Plano de Saúde cobre o exame de Cintilografia Mamária de Alta Resolução?

Sim. A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) garante a cobertura do exame de Cintilografia da Mama em seu Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde. Recomenda-se, entretanto, que seja acrescentado no pedido médico o termo “alta resolução”, para especificar qual tecnologia será utilizada para realizar a Cintilografia.

Para obter mais informações sobre a cobertura do exame, entre em contato com o seu plano de saúde, ok?

Quer saber se IMEB atende o seu convênio? Então é só consultar aqui.

Marque seu Exame - IMEB
Marque seu Exame no IMEB – Imagens Médicas de Brasília

Por: Dr. Renato Barra / Categoria: Medicina Nuclear

23 de outubro de 2014

Conteúdos Relacionados

DICAS DE SAÚDE

Receba Dicas de Saúde Atualizadas