Como a tomografia ajuda no diagnóstico de doenças cardíacas | IMEB

Como a tomografia ajuda no diagnóstico de doenças cardíacas

A tomografia é um exame de imagem fundamental para diagnosticar doenças nas mais diversas regiões do corpo, inclusive no coração. Com o avanço na medicina, hoje é possível avaliar os riscos de infarto, por exemplo, antes mesmo do surgimento dos primeiros sintomas.  

Por isso, tanto as pessoas do grupo de risco quanto pacientes com diagnóstico prévio de doença no coração, têm indicação de incluir o exame de tomografia cardíaca no check up médico.

Confira abaixo como a tomografia ajuda no diagnóstico de doenças cardíacas. 

Navegue pelo conteúdo sobre tomografia cardíaca:  

O risco dos problemas cardiovasculares

A cada ano cresce o número de pessoas que perdem a vida em decorrência de doenças cardiovasculares em todo o mundo. Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil cerca de 14 milhões de pessoas têm alguma doença cardiovascular, sendo que 400 mil mortes por ano são registradas, correspondendo a 30% de todos os óbitos no país.

Outro dado que mostra a importância de cuidar do coração é um levantamento divulgado em 2020 pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Doenças cardiovasculares foram a principal causa de mortes em todo o mundo, entre 2000 e 2019, com aumento de 2 milhões para quase 9 milhões de óbitos no período. 

Além do óbito, as doenças cardíacas podem tirar anos de vida saudáveis do paciente, levando a baixa qualidade de vida e limitações profissionais, sociais e/ou cognitivas – como nos casos de sequelas de AVCs.

Clique na imagem abaixo para baixar gratuitamente nosso ebook especial sobre as doenças cardíacas mais comuns e como evitá-las!

Como a tomografia ajuda a diagnosticar problemas cardíacos?

Uma das maneiras de os cardiologistas diagnosticarem doenças do coração é por meio da tomografia cardíaca, um dos vários tipos de exame de imagem, para avaliar o coração, suas estruturas, tecidos e vasos que o irrigam, como as artérias coronárias.

A TC do coração pode fornecer imagens detalhadas do coração e dos vasos sanguíneos, para os médicos visualizarem áreas com estreitamentos ou bloqueios, que podem indicar doenças cardiovasculares. 

As imagens também podem mostrar a presença de placas de gordura ou calcificações nas paredes das artérias coronárias, o que pode indicar a presença de doença arterial coronariana. 

A seguir, conheça dois tipos de tomografias do coração utilizadas para diagnosticar doenças cardíacas.

Câncer de Intestino: Sintomas, Diagnóstico e Tratamentos 

1. Angiotomografia de coronária

A angiotomografia de coronárias é um dos tipos de tomografia cardíaca, voltada para visualizar as veias e artérias do coração e verificar se há riscos do risco de infarto do miocárdio no futuro. 

Geralmente, a angiotomografia de coronária é recomendada para pessoas com poucos sintomas de alguma condição cardíaca, sem histórico de doença arterial coronariana ou, também, para pacientes que sofreram algum episódio de infarto. 

O exame é minimamente invasivo, sendo necessária a administração de contraste no vaso a ser investigado. Os riscos de reação alergia ao componente é muito baixo. Depois disso, o paciente é posicionado no aparelho de tomografia, com quantidade de radiação controlada. 

O preparo para a realização do exame é simples, mas algumas recomendações são necessárias:

  • Recomenda-se jejum de 4 horas;
  • Medicamentos de uso diário e/ou contínuo podem ser mantidos normalmente, mas com pouca água;
  • Não se deve utilizar nenhuma medicação para tratamento de disfunção erétil 48 horas antes do exame;
  • Evitar o consumo de bebidas ricas em cafeína.

Saiba mais sobre a angiotomografia das coronárias neste outro artigo.

2. TC com escore de cálcio

A TC com escore de cálcio é uma tomografia do coração, realizada para avaliar a presença e a quantidade de cálcio nas artérias coronárias, vasos responsáveis pela irrigação sanguínea do órgão.

O exame obtém imagens detalhadas das artérias do coração, permitindo que os médicos identifiquem a presença de placas de cálcio que se acumulam nas paredes das artérias, já que esse mineral é um dos componentes da aterosclerose. Dessa maneira, é possível avaliar os riscos do paciente desenvolver um infarto, por exemplo. 

O exame é não invasivo, realizado com o paciente em um equipamento de tomografia computadorizada, aliado a um eletrocardiograma. O procedimento é rápido e seguro, com poucas doses de radiação. Não é necessário preparo ou jejum antes da TC com escore de cálcio. 

Saiba mais sobre a tomografia com escore de cálcio neste outro artigo.

Onde fazer tomografia cardíaca no Distrito Federal? 

Como vimos, a tomografia computadorizada é hoje uma poderosa aliada no combate às doenças cardiovasculares.

Para isso, contar com serviços de excelência é fundamental para ter resultados precisos e seguros e assim seu médico te oferecer o melhor tratamento.

O IMEB – Imagens Médicas de Brasília é referência em exames de imagem no Distrito Federal, contando com as tecnologias mais modernas e exclusivas, além de um time de profissionais experientes e atenciosos.

Se você está no Distrito Federal ou Entorno e tem pedido médico, clique no link abaixo para agendar seus exames conosco!

Agende seu exame no IMEB

Por: Dr. Renato Barra / Categoria: Doenças cardiovasculares tomografia

12 de maio de 2023

Conteúdos Relacionados

Conteúdos Recomendados

DICAS DE SAÚDE

Receba Dicas de Saúde Atualizadas