Projeto IMEB Social beneficia pacientes da rede pública do Distrito Federal - IMEB

Projeto IMEB Social beneficia pacientes da rede pública do Distrito Federal

Por meio da ação, exames de Tomografia Computadorizada por Emissão de Pósitrons (PET/Scan) são oferecidos a pacientes de oncologia do HBDF e do HUB

Resultado de imagem para pet ct

O projeto IMEB Social, uma iniciativa do Imagens Médicas de Brasília (IMEB), beneficia mensalmente pacientes de oncologia do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) e do Hospital Universitário de Brasília (HUB). Por meio de indicação dos médicos destas unidades, a clínica oferece exames gratuitos de Tomografia Computadorizada Por Emissão de Pósitrons (PET/CT), que permite uma análise detalhada da evolução e do estágio do câncer.

Dessa forma, todo mês, um paciente de cada hospital é encaminhado para a realização do exame, que avalia se há metástase, ou seja, se o câncer se espalhou; qual a melhor opção de tratamento e a resposta terapêutica. Para realizar alguns procedimentos como este, que chega a custar R$ 3.500, alguns pacientes enfrentam uma longa fila no sistema público de saúde.

Para fazer o exame gratuitamente em uma das unidades do IMEB, é preciso ser paciente de oncologia do HBDF ou do HUB e ter uma solicitação de exame feita pelo médico-diretor responsável pelo hospital em que o paciente fizer o tratamento. “O paciente não precisa arcar com nenhum tipo de taxa ou custo adicional”, acrescenta Barra.

Segundo Renato Barra, médico nuclear do IMEB, esta é uma oportunidade de ampliar a prestação de serviços da clínica para um público que, embora necessite, não tem condições de arcar com os custos de exames mais complexos. “É gratificante ajudar a quem precisa, principalmente em uma das áreas mais delicadas da saúde, a oncologia. É importante ressaltar que este exame ajuda o paciente com câncer a ter o tratamento correto”, observa o médico nuclear. O exame – O paciente é introduzido no aparelho, cuja função é localizar e analisar o comportamento dos órgãos do corpo e possíveis células tumorais. Um diferencial importante da tomografia computadorizada é a capacidade de visualizar alterações funcionais junto com a anatomia, podendo visualizar lesões antes de aparecerem em outros exames, dessa forma é possível diagnosticar precocemente tumores ou outras anomalias.

Para obter maiores informações sobre a Oncologia, o ramo da Medicina que trata do câncer, leia este artigo:

O que é a oncologia?

Por: Dr. Renato Barra / Categoria: Destaque Notícias

24 de maio de 2017

Conteúdos Relacionados

DICAS DE SAÚDE

Receba Dicas de Saúde Atualizadas