Quais são as causas do câncer de próstata?

Você sabia que a hereditariedade é um dos principais fatores do câncer de próstata? Esse é um dos fatos que todos os homens precisam ter consciência para agir de forma preventiva.

Realizar regularmente os exames específicos que podem detectar a presença da doença precocemente é a melhor maneira de prevenir o câncer de próstata. Vamos conhecer as causas deste tipo de câncer?

As causas do câncer de próstata

Fator genético

Um paciente cujo pai ou até um tio tiveram esse tipo de câncer terá o dobro de risco para o desenvolvimento da doença do que os que não têm histórico familiar. A situação se agrava se tiver um irmão com câncer de próstata.

Idade

Se o paciente tiver menos de 65 anos e mais de um parente portador da doença, o risco aumenta de 6 a 11 vezes. E quando o homem tem um parente de primeiro grau com câncer de próstata diagnosticado com menos de 55 anos, ele será certamente portador da doença.

Alimentação

Outro fator de risco é a alimentação. Se composta por dieta rica em gorduras e carnes vermelhas e pobre em legumes, vegetais e frutas, facilita a ocorrência do câncer de próstata. Igualmente o sedentarismo e a obesidade.

Etnia

A etnia também é considerada fator de risco. Os negros têm maior incidência de câncer de próstata, enquanto descendentes asiáticos apresentam menor índice de ocorrências.

Demais causas

O nível de poluição ambiental também contribui para o aparecimento do câncer de próstata, assim como o contato com derivados de borracha e com substâncias como ferro, cromo, cádmio e chumbo.

Diante das causas expostas, reforçamos a importância dos homens consultarem o urologista periodicamente, mesmo sem apresentar sintomas. Saiba mais sobre o câncer de próstata: sintomas, tratamentos e causas! E também, veja algumas dicas para prevenir esse tipo de câncer.

O que é próstata?

Sendo uma exclusividade dos homens, a próstata é uma glândula que parece uma pequena maçã e está localizada na parte baixa do abdômen, exatamente logo abaixo da bexiga e à frente do reto.

Ela é a responsável pela regulagem de parte do sistema excretor e também por produzir o material base do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozoides liberados durante o ato sexual.

Quando as células da glândula da próstata se multiplicam e crescem descontroladamente, ocorre o câncer de próstata, tumor maligno que pode, inclusive, atingir órgãos próximos.

Câncer da terceira idade

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, sendo o primeiro, o câncer de pele. Descubra quais são os tipos mais comuns de câncer. A incidência maior ocorre em homens com mais de 65 anos. Por isso, é conhecido também como câncer da terceira idade.

O câncer de próstata pode se desenvolver rapidamente em alguns casos. E quando se espalha para outros órgãos pode levar à morte. Felizmente, na maioria das ocorrências, o avanço da doença é lento, levando cerca de 15 anos para o tumor atingir somente 1 cm³, podendo passar despercebido e sem afetar a saúde do homem.

Prevenção é o melhor remédio

O câncer de próstata evolui silenciosamente, não apresentando sintoma. Alguns sinais podem aparecer, mas são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata. São eles:

  • Dificuldade de urinar;
  • Necessidade de urinar muitas vezes durante o dia e também à noite;
  • Na fase mais adiantada, pode provocar: dores ósseas; infecção generalizada e insuficiência renal.

E você? Já programou seu check up este ano? Aproveite o Novembro Azul e agende agora seu exame de sangue (PSA) e o exame de toque retal no seu urologista. Essas duas avaliações se complementam para detectar o câncer da próstata precocemente.

Para obter informações mais detalhadas, leia o nosso Ebook Tudo sobre Câncer de Próstata!

Fale conosco

Deixe sua mensagem aqui.

Enviando

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?

IMEB -- 2018 © Copyright
Responsável Técnico: Alaor Barra Sobrinho - CRM-DF 3029