5 principais causas do câncer de próstata para se atentar

causas do câncer de próstata

Você sabia que a hereditariedade é uma das principais causas do câncer de próstata? Esse é um dos fatores de risco que todos os homens precisam ter consciência para agir de forma preventiva.

Realizar regularmente os exames específicos que podem detectar a presença da doença precocemente é a melhor maneira de prevenir o câncer de próstata. Vamos conhecer as causas deste tipo de câncer?

5 possíveis causas do câncer de próstata

1 – Histórico familiar, fator genético e hereditariedade

Um paciente cujo pai ou até um tio tiveram esse tipo de câncer terá o dobro de risco para o desenvolvimento da doença do que os que não têm histórico familiar. A situação se agrava ainda mais se o paciente tiver um irmão com câncer de próstata.

2 – Idade

Essa é uma das principais causas do câncer de próstata. Isso porque, se o paciente tiver menos de 65 anos e mais de um parente portador da doença, o risco de desenvolvimento da doença aumenta de 6 a 11 vezes. E quando o homem tem um parente de primeiro grau com câncer de próstata diagnosticado com menos de 55 anos, ele será certamente portador da doença.

3 – Alimentação

Outro fator de risco é a alimentação. Se composta por dieta com excesso em gorduras e carnes vermelhas e pobre em legumes, vegetais e frutas, facilita a ocorrência do câncer de próstata. Igualmente o sedentarismo e a obesidade.

Leia também:

Por que manter uma alimentação saudável ajuda a prevenir o câncer?

4 passos para uma vida saudável

4 – Etnia

A etnia também é considerada fator de risco e pode ser uma possível causa para o câncer de mama. Pessoas negras, por exemplo, têm maior incidência de câncer de próstata, enquanto descendentes asiáticos apresentam menor índice de ocorrências.

5 – Contato com poluição ambiental e componentes tóxicos

O nível de poluição ambiental também contribui para o aparecimento do câncer de próstata, assim como o contato com derivados de borracha e com substâncias como ferro, cromo, cádmio e chumbo.

Diante das causas do câncer de próstata expostas e dos fatores de risco, reforçamos a importância dos homens consultarem o urologista periodicamente, mesmo sem apresentar sintomas. Saiba mais sobre o câncer de próstata, seus sintomas, tratamentos e causas clicando aqui!

Como prevenir o câncer de próstata?

No vídeo abaixo, o Dr. Renato, médico do IMEB, dá algumas dicas sobre como prevenir o câncer de próstata. Assista:

Entenda mais: o que é próstata, tamanho normal e onde está localizada?

Sendo uma exclusividade dos homens, a próstata é uma glândula que parece uma pequena maçã e está localizada na parte baixa do abdômen, exatamente logo abaixo da bexiga e à frente do reto.

Ela é a responsável pela regulagem de parte do sistema excretor e também por produzir o material base do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozoides liberados durante o ato sexual.

Quando as células da glândula da próstata se multiplicam e crescem descontroladamente, ocorre o câncer de próstata, tumor maligno que pode, inclusive, atingir órgãos próximos.

O câncer da terceira idade

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, sendo o primeiro, o câncer de pele. Descubra quais são os tipos mais comuns de câncer. A incidência maior ocorre em homens com mais de 65 anos. Por isso, é conhecido também como câncer da terceira idade.

O câncer de próstata pode se desenvolver rapidamente em alguns casos. E quando se espalha para outros órgãos pode levar à morte. Felizmente, na maioria das ocorrências, o avanço da doença é lento, levando cerca de 15 anos para o tumor atingir somente 1 cm³, podendo passar despercebido e sem afetar a saúde do homem.

Atenção aos principais sinais e sintomas do câncer de próstata

O câncer de próstata evolui silenciosamente, não apresentando sintoma. Alguns sinais podem aparecer, mas são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata. São eles:

  • Dificuldade de urinar;
  • Necessidade de urinar muitas vezes durante o dia e também à noite;
  • Na fase mais adiantada, pode provocar: dores ósseas; infecção generalizada e insuficiência renal.

E você? Já programou seu check up este ano? Aproveite e agende agora seu exame de sangue (PSA) e o exame de toque retal no seu urologista. Essas duas avaliações se complementam para detectar o câncer da próstata precocemente. Saiba como são feitos esses exames aqui: 3 exames para detectar o câncer de próstata

Leia também: Exame de próstata: entenda como funciona e fique mais seguro.

Para obter informações mais detalhadas, baixe agora mesmo o nosso Ebook Tudo sobre Câncer de Próstata! É gratuito.

Fale conosco

Deixe sua mensagem aqui.

Enviando

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?

IMEB -- 2018 © Copyright
Responsável Técnico: Alaor Barra Sobrinho - CRM-DF 3029