Por que fazer sua cintilografia miocárdica no IMEB? | IMEB

Por que fazer sua cintilografia miocárdica no IMEB?

Por que fazer sua cintilografia miocárdica no IMEB

A cintilografia do miocárdio é um exame de diagnóstico por imagem minimamente invasivo, que tem por finalidade avaliar o fluxo sanguíneo nas artérias do coração, ou seja, saber como está a irrigação de sangue no tecido cardíaco.

Este exame é indicado quando o paciente apresenta fatores de risco para doenças cardíacas, alterações no eletrocardiograma, sintomas de infarto, insuficiência cardíaca, já fez transplante cardíaco, tem doenças relacionadas às válvulas do coração, dentre outras condições.

Por se tratar de um exame altamente preciso, é um dos exames mais importantes para confirmação de suspeitas e esclarecimento diagnóstico.

Neste artigo você vai saber mais sobre esse exame tão importante e por que o IMEB é o lugar certo para fazê-lo. 

 

Para que serve o exame de cintilografia de miocárdio?

A cintilografia de miocárdio, também conhecida como cintilografia de perfusão do miocárdio, é um procedimento extremamente eficiente para detectar possíveis falhas na irrigação do músculo cardíaco, além de avaliar o funcionamento do órgão.

Sua eficácia o torna capaz de substituir outros exames mais invasivos com segurança e exatidão.

Através de imagens altamente precisas e de excelente resolução, é possível identificar diversas doenças ligadas ao coração. Veja abaixo algumas delas:

  • Fibrose miocárdica: necrose de partes do músculo cardíaco.
  • Doença arterial coronariana: obstrução gradual ou súbita das artérias coronárias por placas de gordura e coágulos.
  • Arritmia cardíaca: alteração nos batimentos do coração.
  • Isquemia miocárdica: redução do fluxo sanguíneo que vai para o coração.
  • Insuficiência cardíaca: quando o coração não consegue mais bombear sangue suficiente para o resto do corpo.

Leia também:

 

Como é feito o exame de cintilografia de miocárdio

A cintilografia de miocárdio é feita em duas etapas: a fase de repouso e a fase de estresse, que podem ser realizadas no mesmo dia ou dias diferentes.

Aqui no IMEB, ambas as fases são feitas em um mesmo período do dia!

Fase de repouso

Na fase de repouso, é administrada na veia do paciente a medicação Sestamibi. Esse radiofármaco é uma substância radioativa que tem a função de concentrar no órgão que será investigado – no caso, o coração – facilitando assim a formação das imagens no aparelho.

As primeiras imagens serão registradas 30 ou 40 minutos depois da aplicação do medicamento. Esse é o tempo necessário para que o material se concentre no coração.

Após a coleta de imagens em repouso, vem a fase de estresse.

Fase de estresse

Nessa fase o paciente é submetido a uma situação de estresse físico, como em um teste ergométrico, ou ao estresse induzido por medicamentos, de acordo com a indicação do médico.

Ao alcançar o nível máximo de estresse suportado pelo paciente, é aplicada a segunda dose de radiofármaco. Espera-se novamente de 30 a 40 minutos e então é feita outra coleta de imagens, dessa vez com o coração em esforço.

Por fim, o médico fará a comparação das duas imagens, em repouso e em esforço, para avaliar a saúde cardíaca do paciente.

No vídeo abaixo, o Dr. Renato, médico do IMEB, explica em detalhes como é feito o exame de cintilografia do miocárdio:

Quais os riscos do exame de cintilografia de miocárdio?

Por se tratar de um exame seguro e minimamente invasivo, a cintilografia do miocárdio não oferece riscos significativos ao paciente.

Apesar de algumas pessoas terem certo receio quanto ao uso de substâncias radioativas, como o radiofármaco, a quantidade aplicada no paciente é pequena e feita de forma controlada.

Se a fase de esforço do exame for feita através de estresse farmacológico (uso de medicamentos) o paciente poderá sentir alguns efeitos colaterais, como:

  • Dor no peito
  • Tontura
  • Enjoo
  • Falta de ar
  • Alteração da pressão arterial

 

Por isso, o médico deverá avaliar quando o exame é indicado e qual a melhor forma de fazê-lo, a depender do quadro de cada paciente.

Além disso, a cintilografia é contraindicada em pacientes gestantes ou em fase de amamentação.

Veja também!

Cintilografia óssea: o que é, como é feita e para que serve

 

Por que fazer sua cintilografia miocárdica no IMEB?

Como foi dito anteriormente, a cintilografia do miocárdio é um exame altamente especializado e muito importante no esclarecimento diagnóstico de doenças do coração. Por isso, seu resultado precisa ser o mais confiável possível.

Confira alguns motivos para fazer sua cintilografia miocárdica no IMEB:

  • O IMEB é referência em medicina nuclear no Centro-Oeste, estando há mais de 30 anos no mercado. Contamos com profissionais qualificados e equipamentos de ponta para oferecer a você os recursos necessários para o melhor diagnóstico.
  • O IMEB é a única clínica de medicina nuclear no DF acreditada com o nível 3 da ONA (Organização Nacional de Acreditação), que é o grau máximo de qualidade atestado por essa organização que valida instituições de saúde, através de critérios como padrões de qualidade e segurança, gestão integrada e os padrões ONA de excelência em gestão.
  • O IMEB possui a certificação ISO 9001 de excelência no cumprimento de critérios de alta qualidade assistencial na realização de exames diagnósticos.
  • O Instituto Great Place To Work reconheceu o IMEB como uma das melhores empresas para se trabalhar no Centro-Oeste, por conta de suas boas práticas de recursos humanos e valorização dos seus colaboradores. E isso se reflete no bom atendimento que você, como paciente, vai receber.

Como você pode ver, o IMEB é a melhor, mais completa e confiável clínica de exames de imagem para você fazer sua cintilografia miocárdica e qualquer outro exame radiológico.

Se você está em Brasília e tem uma solicitação para esse tipo de exame, agende online seu exame agora mesmo, aí do seu celular, computador ou tablet.

 

Fale conosco

Deixe sua mensagem aqui.

Enviando

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?

IMEB -- 2018 © Copyright
Responsável Técnico: Alaor Barra Sobrinho - CRM-DF 3029