Dia do Radiologista: a importância desse profissional para um diagnóstico preciso | IMEB

Dia do Radiologista: a importância desse profissional para um diagnóstico preciso

Você sabe qual a importância do médico radiologista para sua saúde? É esse quem realiza e interpreta exames de imagem e descreve seus achados em um laudo para orientar outros médicos no atendimento a seus pacientes.

Por mais que não esteja entre as especialidades mais lembradas pelos pacientes, quando se fala em áreas da medicina, trata-se de alguém essencial para a saúde de todos, em diversos momentos da vida, mesmo antes do nascimento, no caso dos exames gestacionais.

Neste conteúdo especial do IMEB, você vai entender melhor o que faz esse especialista e qual a importância do radiologista para um diagnóstico preciso!

Dia do Radiologista: dia de reconhecimento!

Radiologista segurando imagem de exame.

Médicos (e técnicos) radiologistas celebram o Dia do Radiologista em 8 de novembro, data criada para evidenciar a importância desses profissionais para um diagnóstico preciso, por meio dos exames de imagem. 

Essa data foi escolhida em homenagem ao físico alemão Wilhelm Conrad Röntgen, que descobriu a existência do raio X em 1895.

Foi em 8 de novembro desse ano que Roentgen iniciou seus experimentos com radiação no laboratório da Universidade de Wurzburg, na Alemanha, mas o raio X foi descoberto efetivamente em 22 de dezembro do mesmo ano, quando o cientista usou a radiação para fotografar os ossos da mão de sua esposa.

A descoberta de Roentgen permitiu a visualização do interior do corpo humano, de forma não invasiva e teve um impacto revolucionário na medicina e na área de radiologia. Por causa disso, ele foi o primeiro cientista a receber o Prêmio Nobel de Física, em 1901.

Em lembrança a esse cientista tão relevante, o dia 8 de novembro foi estabelecido como uma forma de lembrar e homenagear todos os profissionais da radiologia – médicos e técnicos.

Afinal, o que faz o radiologista?

Ecografia de abdômen

Apesar de tão importante, a atuação desses profissionais não é tão conhecida do grande público. Por isso, o Dia do Radiologista é uma ótima oportunidade para entender o que esse profissional faz e qual a sua importância na vida das pessoas. 

Para ser um médico radiologista, é necessário a graduação em medicina (6 anos) e, após, realizar residência médica em radiologia, com duração média de 3 anos, para adquirir conhecimentos específicos. Finalmente, precisa ser aprovado nas provas teóricas e práticas do exame de suficiência do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR).

Na medicina, sua principal responsabilidade é a realização e interpretação de exames de imagem, como radiografias, tomografias computadorizadas, ressonâncias magnéticas, ultrassonografias e outros exames.

Esse profissional é crucial para o diagnóstico, tratamento e acompanhamento de pacientes.

Com a exceção da ultrassonografia, que é realizada somente por médicos radiologistas, os demais exames podem ser realizados por técnicos em radiologia e biomédicos, sob a supervisão dos médicos radiologistas. 

No entanto, a análise das imagens e a emissão dos laudos são realizadas exclusivamente por médicos radiologistas. Além disso, pode atuar também no campo da radiologia intervencionista, subespecialidade da radiologia médica que se concentra em realizar procedimentos médicos minimamente invasivos.

Com isso, o radiologista pode realizar, por exemplo, avaliação e tratamento de problemas vasculares, como obstruções arteriais ou venosas. Ou, ainda, a inserção de cateteres para administração de tratamentos ou coleta de amostras — entre outros tipos de procedimentos. 

>>>> Veja também: Cintilografia Renal: Para Que Serve e Como Funciona o Exame?

A importância desse profissional para o diagnóstico eficaz

O Dia do Radiologista evidencia a importância do profissional responsável pela identificação de condições médicas, por meio da análise de imagens médicas. Esse diagnóstico preciso é o ponto de partida para um tratamento eficaz e, consequentemente, garantir saúde e qualidade de vida para o paciente. 

O radiologista fornece informações cruciais para outros médicos envolvidos no tratamento do paciente, como cirurgiões, oncologistas e ortopedistas, com base em suas análises das imagens radiológicas. Essas informações orientam o planejamento de procedimentos e do plano terapêutico. 

Também desempenha um papel no monitoramento da progressão da doença ao longo do tempo, a exemplo do câncer. Isso envolve a avaliação da eficácia das intervenções terapêuticas e a realização de ajustes quando necessário.

A radiologia oferece a vantagem de permitir o diagnóstico de muitas condições sem a necessidade de procedimentos invasivos, o que é mais seguro e menos desconfortável para o paciente. 

Um diagnóstico correto, baseado nas avaliações do radiologista, reduzem tratamentos desnecessários e riscos associados a procedimentos médicos invasivos.

IMEB Imagens Médicas: referência em radiologia!

Quando se trata de diagnóstico por imagem, confiança e precisão são fundamentais. Nesse sentido, o IMEB Imagens Médicas de Brasília é referência na região Centro-Oeste, oferecendo tecnologia de ponta, equipe especializada e diagnósticos. 

Se você está no Distrito Federal ou Entorno e tem exames de imagem solicitados, clique no link abaixo e venha cuidar da sua saúde conosco!

Por: Dr. Renato Barra / Categoria: Notícias

8 de novembro de 2023

Conteúdos Relacionados

Conteúdos Recomendados

DICAS DE SAÚDE

Receba Dicas de Saúde Atualizadas