Tomografia e Ressonância: a diferença e as indicações de cada exame

Tomografia e Ressonância: saiba a diferença e as indicações de cada exame

Muitos pacientes se confundem e acham que tomografia computadorizada é o mesmo que ressonância magnética. Porém, por mais que ambos sejam exames de diagnóstico por imagem, que podem avaliar todos os órgãos e estruturas do corpo, existem algumas diferenças que você deve conhecer.

Acompanhe o artigo para entender melhor as diferenças entre tomografia e ressonância, indicações e qual o exame mais recomendado para detectar determinadas patologias. Confira!

Qual a diferença entre Tomografia e Ressonância?

A principal diferença entre tomografia e ressonância é com relação ao uso de radiação na realização de cada exame. A tomografia computadorizada utiliza radiação, enquanto a ressonância magnética não.

A dose de radiação utilizada na tomografia é baixa e segura, principalmente quando realizada em equipamentos mais modernos. 

Se você precisa realizar uma tomografia computadorizada e está com receio quantos aos riscos da radiação, clique aqui e assista a este vídeo.

Outra diferença entre os exames é o tempo de duração de cada um. A tomografia costuma ser um exame mais rápido, realizado em, no máximo, 10 minutos. A ressonância, por sua vez, pode levar de 15 a 30 minutos para ser realizada e,  em alguns casos, pode chegar a 2 horas.

Vale reforçar, também, que normalmente os dois exames são complementares. É comum que o médico solicite primeiro a tomografia computadorizada e, caso os resultados não sejam suficientes para concluir o diagnóstico, solicita-se a ressonância magnética para complementar o laudo.

Além dessas, outras diferenças entre os exames geram dúvidas. Acompanhe a seguir!

Uso de contraste

Uma dúvida comum é se o contraste utilizado para realizar a ressonância magnética é o mesmo contraste que se usa para realizar a tomografia. A resposta é: não. Na RM utiliza-se contrastes a base de gadolínio, enquanto na TC são usados contrastes iodados.

Porém, vale reforçar que não é sempre que se utiliza o contraste na realização desses exames. A indicação do uso vai depender da orientação médica. 

Se você tem dúvidas ou receio com o uso de contraste em exames, clique aqui e esclareça neste vídeo.

Aparelhos e equipamentos utilizados

Enquanto o aparelho utilizado para a realização da tomografia é o tomógrafo, na ressonância também é usado um equipamento específico para o exame.

O tomógrafo emite raios-X (radiação controlada) sobre o paciente e gira em sua volta durante o exame, para gerar radiografias transversais do corpo e resultar em imagens dos mais diversos ângulos possíveis.

Já o aparelho de RM assemelha-se a um tubo longo, estreito e com as extremidades abertas. O equipamento utiliza um campo magnético para produzir as imagens, sendo necessário que o paciente permaneça imóvel durante a realização do procedimento.

Leia também:

Como lidar com o medo de doenças e exames?

Ressonância magnética de extremidades: solução para pacientes com fobia

Precisão

Em relação à tomografia, a ressonância magnética é considerada mais precisa para formar imagens de alta qualidade de algumas partes específicas do organismo, como estruturas mais moles (cérebro, olhos, coração e músculos, por exemplo).

Essas estruturas possuem uma porcentagem maior de água e o uso do campo magnético é capaz de gerar imagens com maior nitidez.

Resultados

Enquanto a tomografia é capaz de gerar imagens em planos horizontais e em 3D, a ressonância oferece resultados em planos frontais e oblíquos.

Essas variações de imagens são avaliadas pelo médico, pois podem ser fundamentais no diagnóstico de patologias.

Leia também: Ressonância Magnética: o que é, como funciona e como é feita?

Valores e preço do exame

Qual o exame mais caro: ressonância ou tomografia? Em geral, a TC possui um custo menor que a RM. Além disso, é comum que a tomografia seja liberada mais facilmente por planos de saúde.

Um dos fatores que explica essa questão é que o tomografia possui, em geral, uma disponibilidade maior em clínicas e hospitais.

Para mais informações sobre o valor desses exames e a disponibilidade no IMEB, consulte estas páginas:

Tomografia Computadorizada em Brasília (DF): onde fazer

Ressonância Magnética em Brasília (DF): onde fazer

Entenda melhor a Tomografia Computadorizada

A Tomografia Computadorizada (TC) é um exame mais simples, indolor, rápido e eficiente

Durante a realização do exame, o paciente fica dentro do tomógrafo (que é o equipamento utilizado para a tomografia), para que sejam lançados feixes de raios-X e formadas imagens em 3D, de diferentes ângulos e nítidas para um diagnóstico preciso.

Além disso, a tomografia pode ser realizada com ou sem contraste, a depender da indicação médica. Entenda mais sobre a questão com o Dr. Renato, médico do IMEB, no vídeo abaixo:

Entenda melhor a Ressonância Magnética

A Ressonância Magnética (RM) é um exame não invasivo e que não provoca dor no paciente, gerando imagens em alta definição que fazem a diferença para um diagnóstico preciso.

Para a realização do exame, o paciente precisa ficar imóvel dentro do equipamento, que tem o formato de um tubo longo com as extremidades abertas. 

Conheça a solução de Ressonância Magnética de Extremidades para aquelas pessoas que possuem claustrofobia, ansiedade ou pânico para entrar no equipamento. Veja a seguir:

Ressonância magnética para quem tem fobia: conheça a solução

Durante todo o exame, o paciente é acompanhado de perto pelo médico, enfermeiros e técnicos, para garantir o máximo de conforto e segurança.

Em alguns casos, o contraste pode ser necessário para garantir uma melhor visualização das imagens. Entenda melhor sobre o tipo de contraste utilizado na ressonância abaixo.

O que cada exame detecta? Para quais doenças cada um é mais indicado?

A Tomografia Computadorizada e a Ressonância Magnética são alguns dos exames de diagnóstico por imagem mais recomendados para avaliar órgãos e estruturas internas do organismo, pela precisão e qualidade das imagens.

A melhor opção vai depender da suspeita patológica do médico. Confira abaixo para quais doenças cada exame é mais recomendado.

O que pode ser detectado na Tomografia Computadorizada?

  • Doenças no abdômen e pelve: abscessos, tumores, apendicite, litíase, má-formação renal, pancreatite, pseudocistos, lesões do fígado, cirrose e hemangiomas.
  • Doenças nos membros superiores e inferiores: lesões musculares, fraturas, tumores e inflamações.
  • Doenças no crânio: traumas, infecções, hemorragias, hidrocefalia, aneurismas ou nódulos.
  • Doenças no tórax: infecções, doenças vasculares, presença de tumores e suas evoluções.
  • Doenças nos olhos: partículas na região, infecções do globo ocular ou em volta da cavidade ocular, câncer nas órbitas ou do nervo óptico.
  • Doenças dos rins e do trato urinário: hemorragias e tumores na região, formações endurecidas (pedra nos rins).
  • Doenças nos pulmões: dilatação das vias aéreas (bronquiectasia), enfisema, tumores, pneumonia, ou embolia pulmonar.

O que pode ser detectado na Ressonância Magnética?

  • Doenças ortopédicas: lesões na coluna, no joelho, em ligamentos, tendinites, hérnias de disco.
  • Doenças neurológicas: AVC, derrames cerebrais, escleroses, atrofias, Mal de Alzheimer.
  • Doenças oncológicas: todos os tipos de câncer.
  • Doenças cardíacas: especialmente doenças cardiovasculares crônicas.
  • Doenças mamárias: câncer de mama, tumores, lesões, ruptura de próteses de silicone.
  • Além de outras indicações.

É importante que ambos os exames sejam solicitados por médicos especializados, para que o paciente não precise realizar um procedimento sem necessidade. 

Vale lembrar que, para a realização dos exames, é importante considerar locais bem estruturados, com equipe capacitada e equipamentos de ponta que irão facilitar o seu diagnóstico. Este artigo vai te ajudar a escolher: Clínica de Imagem: saiba escolher a melhor para realizar o seu exame

O IMEB é uma clínica localizada em Brasília referência em Medicina Nuclear e Radiologia na região Centro-Oeste do Brasil, oferecendo precisão em diagnóstico por imagem durante mais de 30 anos de atuação no mercado. 

Se deseja marcar a sua Tomografia Computadorizada, clique aqui e faça o pré-agendamento na unidade do IMEB mais próxima de você. Estamos prontos para te atender com a melhor qualidade que você merece!

Este outro artigo também pode te ajudar: O que faz do IMEB referência em diagnóstico por imagem?

Marque seu Exame - IMEB
Marque seu Exame no IMEB – Imagens Médicas de Brasília

Por: Dr. Renato Barra / Categoria: Exames

23 de março de 2017

Conteúdos Relacionados

DICAS DE SAÚDE

Receba Dicas de Saúde Atualizadas