Dia do Ortopedista: os exames mais importantes dessa área!

Dia do Ortopedista: os exames mais importantes dessa área!

Grande parte das pessoas só associa o papel do ortopedista a situações como fraturas ou luxações, mas você sabia que a atuação desse profissional vai muito além disso?

Com uma formação extremamente complexa, que o permite atuar nas mais diversas condições de saúde, o ortopedista está entre os profissionais mais presentes na vida das pessoas, sendo a segunda especialidade mais procurada pelos pacientes, de acordo com a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), atrás apenas da Cardiologia.

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre essa data que celebra esse profissional, sua atuação e os exames mais utilizados dentro dessa especialidade e por quê.

Boa leitura!

Dia do Ortopedista

Celebrado no mês de setembro, esse dia coincide com a data de fundação da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) que, em 2022, completou 87 anos.

Como curiosidade, a palavra ortopedia vem da junção dos termos gregos “orto”, que significa “reto”, e “pedia”, relativo a “infância”, lembrando uma “correção para a vida toda”. 

Segundo o Conselho Federal de Medicina (CFM), no Brasil há hoje mais de 13 mil médicos ortopedistas vinculados à instituição.

Veja também: Dor nas costas – possíveis causas e como contornar!

Quando você deve procurar um ortopedista

A primeira dica de quando você deve procurar um ortopedista é se atentar para o motivo do seu incômodo. Daí a importância de se informar – como em conteúdos como este – para entender melhor as próprias queixas.

De qualquer forma, sempre que você tiver algum problema que afete os músculos, os ossos, as articulações ou os ligamentos, a indicação é de procurar um ortopedista, como:

  • Dores nas articulações (joelhos, cotovelos, tornozelos), com sintomas do tipo calor, inchaço ou acúmulo de líquido.
  • Quadros de artrose, tendo como característica o desgaste e a redução de movimentos, o que é muito comum nos dedos das mãos e nos punhos.
  • Lesões nos ligamentos, como nos casos de torções e entorses; famosas nos jogadores de futebol de fim de semana.
  • Dores ou lesões musculares (estiramentos), a exemplo dos traumas e quedas.
  • Fraturas, com tratamento por gesso e/ou fixação cirúrgica.
  • Tendinites, como as lesões por esforço repetitivo, comuns em digitadores.
  • Osteoporose, comuns em pacientes idosos, especialmente mulheres.
  • Dores e desvios na coluna, como lordose, cifose e escoliose.

Essas são apenas algumas das mais frequentes, mas a lista de problemas tratados pelos ortopedistas é muito mais extensa. Caso não consiga identificar sua queixa de forma clara, busque um clínico geral, pois ele saberá identificar o seu caso e fazer esse encaminhamento para o ortopedista ou outro profissional indicado.

Veja também: Conheça as principais doenças que podem afetar seus ossos!

Quais os exames mais pedidos pelos ortopedistas

Radiografia

O mais antigo e ainda o mais utilizado entre os exames de imagem, a radiografia (ou raio X) ainda é uma das opções de referência dentro da ortopedia, sendo solicitada nos casos em que o objetivo é avaliar o formato e a estrutura dos ossos e também para iniciar um processo de investigação.

As principais indicações da radiografia são:

  • Fraturas ósseas.
  • Desgastes nas articulações.
  • Tumores nos ossos.
  • Alterações pulmonares, como pneumonia.

Tomografia computadorizada

Baseada na mesma técnica do raio X, mas com o processamento computadorizado das imagens, permitindo a produção de imagens bem mais precisa e detalhadas que na radiografia, a tomografia computadorizada representa uma grande revolução nos exames de imagem, já que oferece imagens de altíssima qualidade, até mesmo tridimensionais, tanto dos ossos quanto de partes moles (músculos e ligamentos)

Entre as muitas aplicações da TC, podemos citar:

  • Investigação de acidentes vasculares cerebrais (AVCs).
  • Avaliação de tumores.
  • Acompanhamento de próteses.
  • Avaliação de desgastes articulares.
  • Investigação pulmonar, inclusive para confirmação de quadros de Covid-19.
  • Análise de quadros de demência, Alzheimer e Parkinson.

Conheça os vários tipos de tomografia acessando esta página.

Densitometria óssea

Exame padrão-ouro para investigação, tratamento ou acompanhamento de quadros de osteoporose, a densitometria óssea é capaz de mostrar a situação da composição óssea, revelando desde perdas iniciais (osteopenia) até quadros já estabelecidos (osteoporose).

Esse exame pode ser realizado em ossos de diferentes partes do corpo, como coluna, fêmur, antebraço e rádio distal, ou mesmo do corpo todo; variedade na qual é possível avaliar toda a composição corporal, como ossos, músculos, gordura e líquidos, sendo uma importante aliada para atletas e pessoas em busca de melhora física.  

Saiba mais no vídeo abaixo:

Ressonância magnética

Exame mais sofisticado e preciso desta lista, a ressonância magnética oferece aos ortopedistas (e outras especialidades) as informações mais detalhadas (tridimensionais e em cores) para investigação de quadros em todo o corpo.

Funcionando à base de um campo eletromagnético que interage com as moléculas do corpo, permitindo investigar condições que afetem tanto partes sólidas (ossos) quanto partes moles (músculos e ligamentos).

A ressonância magnética pode investigar praticamente todos os quadros analisados pela tomografia computadorizada, porém trazendo mais detalhes e mais informações, como:

  • Tumores em qualquer parte do corpo.
  • Lesões em ligamentos ou rupturas musculares.
  • Degeneração e desgastes nas articulações.
  • Hérnias de disco ou alterações na coluna.
  • Fraturas.
  • Derrame cerebral.
  • Obstruções e entupimento de vasos.
  • Meningite.

Nesta página você confere uma lista completa dos mais variados tipos de ressonância que podem ser realizadas.  

Ecografia

O exame mais multifuncional desta lista, a ecografia (ultrassonografia ou ultrassom) é uma excelente opção para muitas condições, especialmente por ser um exame rápido, de baixo custo, boa precisão e que, ao contrário da maioria dos outros, permite avaliar órgãos em movimento, como bebês ainda no útero (ecografia gestacional).

Quando associada à técnica doppler, é capaz de avaliar o fluxo sanguíneo da região analisada.

A lista de utilizações da ecografia é muito extensa. Veja quais são nesta página.

Esclareça todas as suas dúvidas sobre este importante exame acessando este conteúdo do nosso site.

IMEB: referência em medicina nuclear no Centro-Oeste!

Neste artigo você conheceu um pouco mais sobre essa importante especialidade médica, que é a ortopedia, as situações em que você deve buscar esse profissional e quais os exames mais solicitados nessa área.

Nesse sentido, caso você tenha exames de imagem pedidos pelo seu ortopedista, considere o IMEB como sua melhor opção. Somos referência em exames de imagem no Centro-Oeste e dispomos das tecnologias mais avançadas e de um time de profissionais preparados e atenciosos.

Se você está em Brasília ou Entorno e tem pedido médico, clique no link abaixo e venha cuidar da sua saúde conosco!

QUERO AGENDAR MEUS EXAMES NO IMEB

Por: eixo / Categoria: Blog

28 de setembro de 2022

Conteúdos Relacionados

Conteúdos Recomendados

DICAS DE SAÚDE

Receba Dicas de Saúde Atualizadas