Ortopedia: 5 exames para avaliar a saúde dos ossos

ortopedia

A ortopedia é um ramo da medicina que trata de doenças, fraturas, lesões e demais enfermidades que acometem um ou mais componentes do aparelho locomotor — em especial os ossos, músculos, cartilagens, tendões e ligamentos.

No Brasil, a ortopedia está unificada à traumatologia, outra especialidade médica que também trata de doenças musculoesqueléticas, com a diferença de que esta foca especialmente em lesões agudas e suas sequelas, decorrentes de traumas sofridos nesta região.

Acompanhe o artigo e conheça 5 exames que podem ser realizados para avaliar a saúde na região — em especial, a saúde dos ossos.

Densitometria Óssea

Um dos exames de imagem mais solicitados é o exame de Densitometria Óssea. Sua principal utilidade está em avaliar a densidade mineral dos ossos, muito eficaz no diagnóstico e tratamento de lesões em atletas e praticantes de atividades físicas, e na detecção da osteopenia — condição pré-clínica de diminuição da massa óssea que, se não tratada, pode levar à osteoporose.

Como funciona o exame: com o paciente submetido a uma pequena e segura dose de radiofármaco, o aparelho de densitometria capta imagens da parte do seu corpo que será investigada.

Na densitometria, costuma-se avaliar a densidade mineral óssea investigando a coluna lombar, a região próxima ao fêmur e o terço distal do rádio. O exame é simples, rápido e indolor, sendo necessário que o paciente apenas permaneça deitado durante a realização do exame.

Quanto tempo dura o exame: de 5 a 15 minutos, dependendo da área a ser analisada.

No vídeo abaixo, o Dr. Renato, do IMEB, explica como é o preparo para realizar a Densitometria Óssea. Assista abaixo:

Para saber com mais detalhes as indicações e contraindicações do exame, e como se preparar para ele, confira este artigo aqui:

Densitometria óssea: o exame que detecta a osteoporose

Ressonância Magnética

Outro exame comum que pode ser solicitado pelo ortopedista é o de Ressonância Magnética (RM). A RM é um diagnóstico por imagem que não utiliza radiação e que é muito eficaz na identificação de diversas patologias, incluindo lesões traumáticas, infecções ósseas, osteoporose e possíveis tumores ósseos.

Como funciona o exame: com o paciente deitado no interior do aparelho, são emitidas ondas de radiofrequência para captar as imagens da área a ser analisada. Assim como a Densitometria, a RM é um exame simples e que não causa dor. 

Durante o procedimento, o paciente poderá usar protetores nos ouvidos para abafar o som emitido pelo aparelho e, caso sinta necessidade, chamar o enfermeiro por meio de um dispositivo que fica ao seu alcance durante todo o tempo.

Quanto tempo dura o exame: de 15 a 60 minutos, dependendo da área a ser analisada e da quantidade de segmentos a serem investigados.

Caso você sinta desconforto ou não possa permanecer em lugares fechados, é possível optar pela Ressonância Magnética de Extremidades, a depender da área a ser analisada durante o exame.

Para saber mais sobre essa forma de exame, leia este artigo aqui:

Ressonância Magnética de Extremidades: conforto e tranquilidade para quem tem medo de lugares fechados.

Tomografia Computadorizada

Tomografia Computadorizada é um exame de diagnóstico por imagem que se utiliza de raio-X para captar imagens transversais do corpo, promovendo uma imagem espacial mais nítida da área a ser analisada, em comparação à Radiografia convencional. Entre outras vantagens, o exame é muito útil na avaliação de fraturas, tumores e artrose.

Como funciona o exame: com o paciente deitado em uma maca, o aparelho de Raio-X gira em volta do seu corpo, realizando radiografias transversais da área a ser investigada. O procedimento é simples e totalmente indolor.

Quanto tempo dura o exame: de 10 a 15 minutos, dependendo da área a ser analisada.

Ultrassonografia

Outro exame muito comum na avaliação dos ossos e das suas estruturas associadas, é a Ultrassonografia (ou ecografia). Assim como a Ressonância Magnética, o ultrassom é um recurso amplamente usado na prevenção, diagnóstico e tratamento de diversas patologias e procedimentos clínicos, uma vez que ele é um exame simples, não invasivo e que não utiliza radiação.

Como funciona o exame: com o paciente deitado, um transdutor é deslizado sobre a pele do paciente, emitindo e captando ondas sonoras a fim de formar imagens nítidas da área a ser investigada pelo médico. Este é um dos exames mais práticos e simples dentre todos os outros, e que não causa qualquer efeito colateral.

Quanto tempo dura o exame: em média, 15 minutos, dependendo da área a ser analisada pelo ultrassom.

Cintilografia Óssea

Pode ser, também, que o seu ortopedista solicite, a realização do exame de Cintilografia Óssea. Trata-se de um diagnóstico por imagem da Medicina Nuclear que “escaneia” o esqueleto, a fim de identificar lesões ósseas decorrentes de tumores, cânceres, metástases e fraturas.

Como funciona o exame: é administrado na via do paciente uma pequena quantidade de radiofármaco, para que ele seja “atraído” por células que apresentem funcionamento irregular, sugerindo, portanto, a presença de doenças ou fraturas.

O paciente precisa aguardar algumas horas até que a medicação se espalhe pelo organismo, para que, só então, o aparelho capte as imagens do esqueleto, identificando onde o radiofármaco está concentrado.

Embora o exame seja um pouco mais demorado em relação aos outros, ele também não causa desconforto e é muito simples de ser realizado.

Quanto tempo dura o exame: o exame em si dura, em média, de 30 a 40 minutos.

Quer saber mais sobre os preparos e sobre como é feita a Cintilografia Óssea? Então assista ao vídeo abaixo, no qual o Dr. Renato explica com mais detalhes:

Todos esses exames podem ser realizados no IMEB, que é referência no Centro-Oeste no diagnóstico por imagem e na Medicina Nuclear.

Caso necessite realizar algum dos exames, é só clicar aqui e agendá-lo.

Quer verificar se o IMEB atende ao seu convênio de saúde? Então é só consultar aqui.

Marque seu Exame - IMEB

Marque seu Exame no IMEB – Imagens Médicas de Brasília

Fale conosco

Deixe sua mensagem aqui.

Enviando

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?

IMEB -- 2018 © Copyright
Responsável Técnico: Alaor Barra Sobrinho - CRM-DF 3029