Ortopedia: 5 principais exames para avaliar a saúde dos ossos
A ortopedia é um ramo da medicina que trata de doenças, fraturas, lesões e demais enfermidades que acometem um ou mais componentes do aparelho locomotor — em especial os ossos, músculos, cartilagens, tendões e ligamentos.
No Brasil, a ortopedia está unificada à traumatologia, outra especialidade médica que também trata de doenças musculoesqueléticas, com a diferença de que esta foca especialmente em lesões agudas e suas sequelas, decorrentes de traumas sofridos nesta região.
Acompanhe o artigo e conheça 5 exames que podem ser realizados para avaliar a saúde na região — em especial, a saúde dos ossos.
1 – Densitometria Óssea
Um dos exames de imagem mais solicitados pelo ortopedista é o exame de Densitometria Óssea. Sua principal utilidade está em avaliar a densidade mineral dos ossos, muito eficaz no diagnóstico e tratamento de lesões em atletas e praticantes de atividades físicas, e na detecção da osteopenia — condição pré-clínica de diminuição da massa óssea que, se não tratada, pode levar a doenças como a osteoporose.
Leia também:
Osteoporose tem cura? Veja o tratamento e os efeitos de não tratar
Como funciona o exame
Com o paciente submetido a uma pequena e segura dose de radiofármaco, o aparelho de densitometria capta imagens da parte do seu corpo que será investigada.
Na densitometria, costuma-se avaliar a densidade mineral óssea investigando a coluna lombar, a região próxima ao fêmur e o terço distal do rádio. O exame é simples, rápido e indolor, sendo necessário que o paciente apenas permaneça deitado durante a realização do exame.
Tempo de duração
De 5 a 15 minutos, dependendo da área a ser analisada.
No vídeo abaixo, o Dr. Renato, do IMEB, explica como é o preparo para realizar a Densitometria Óssea. Assista abaixo:
Para saber com mais detalhes as indicações e contraindicações do exame, e como se preparar para ele, confira este artigo aqui:
Densitometria óssea: o exame que detecta a osteoporose
2 – Ressonância Magnética
Outro exame comum que pode ser solicitado pelo ortopedista é o de Ressonância Magnética (RM). A RM é um diagnóstico por imagem que não utiliza radiação e que é muito eficaz na identificação de diversas doenças, incluindo lesões traumáticas, infecções ósseas, osteoporose e possíveis tumores ósseos.
Como funciona o exame
Com o paciente deitado no interior do aparelho, são emitidas ondas de radiofrequência para captar as imagens da área a ser analisada. Assim como a Densitometria, a RM é um exame simples e que não causa dor.
Durante o procedimento, o paciente poderá usar protetores nos ouvidos para abafar o som emitido pelo aparelho e, caso sinta necessidade, chamar o enfermeiro por meio de um dispositivo que fica ao seu alcance durante todo o tempo.
Quanto tempo dura o exame
De 15 a 60 minutos, dependendo da área a ser analisada e da quantidade de segmentos a serem investigados.
Caso você sinta desconforto ou não possa permanecer em lugares fechados, é possível optar pela Ressonância Magnética de Extremidades, a depender da área a ser analisada durante o exame.
Para saber mais sobre essa forma de exame, leia este artigo aqui:
3 – Tomografia Computadorizada
A Tomografia Computadorizada é um exame de diagnóstico por imagem que se utiliza de raio-X para captar imagens transversais do corpo, promovendo uma imagem espacial mais nítida da área a ser analisada, em comparação à Radiografia convencional. Entre outras vantagens, o exame é muito útil na avaliação de fraturas, tumores e também de doenças como a artrose.
Como funciona o exame
Com o paciente deitado em uma maca, o aparelho de Raio-X gira em volta do seu corpo, realizando radiografias transversais da área a ser investigada. O procedimento é simples e totalmente indolor.
Quanto tempo dura o exame
De 10 a 15 minutos, dependendo da área a ser analisada.
Agende a sua Tomografia Computadorizada agora mesmo neste link.
4 – Ultrassonografia (ou Ecografia)
Outro exame muito comum na avaliação dos ossos e das suas estruturas associadas, é a Ultrassonografia (ou ecografia). Assim como a Ressonância Magnética, o ultrassom é um recurso amplamente usado na prevenção, diagnóstico e tratamento de diversas doenças e procedimentos clínicos, uma vez que ele é um exame simples, não invasivo e que não utiliza radiação.
Como funciona o exame
Com o paciente deitado, um transdutor é deslizado sobre a pele do paciente, emitindo e captando ondas sonoras a fim de formar imagens nítidas da área a ser investigada pelo médico. Este é um dos exames mais práticos e simples dentre todos os outros, e que não causa qualquer efeito colateral.
Quanto tempo dura o exame
Em média, 15 minutos, dependendo da área a ser analisada pelo ultrassom.
Conheça como é feito e o preparo do exame de densitometria!
5 – Cintilografia Óssea
Pode ser, também, que o seu ortopedista solicite, a realização do exame de Cintilografia Óssea. Trata-se de um diagnóstico por imagem da Medicina Nuclear que “escaneia” o esqueleto, a fim de identificar lesões ósseas decorrentes de tumores, cânceres, metástases e fraturas.
Como funciona o exame
É administrado na via do paciente uma pequena quantidade de radiofármaco, para que ele seja “atraído” por células que apresentem funcionamento irregular, sugerindo, portanto, a presença de doenças ou fraturas.
O paciente precisa aguardar algumas horas até que a medicação se espalhe pelo organismo, para que, só então, o aparelho capte as imagens do esqueleto, identificando onde o radiofármaco está concentrado.
Embora o exame seja um pouco mais demorado em relação aos outros, ele também não causa desconforto e é muito simples de ser realizado.
Quanto tempo dura o exame
O exame em si dura, em média, de 30 a 40 minutos.
Quer saber mais sobre os preparos e sobre como é feita a Cintilografia Óssea? Então assista ao vídeo abaixo, no qual o Dr. Renato explica com mais detalhes:
Leia também:
Como aliviar as dores da fibromialgia?
Cintilografia óssea: tire suas dúvidas e fique mais seguro!
Tendinite: o que você precisa saber sobre esse tipo de inflamação
Todos esses exames podem ser realizados no IMEB, que é referência no Centro-Oeste no diagnóstico por imagem e na Medicina Nuclear.
Caso necessite realizar algum dos exames, é só clicar aqui e agendá-lo.
Quer verificar se o IMEB atende ao seu convênio de saúde? Então é só consultar aqui.
Por: Dr. Renato Barra / Categoria: Saúde dos Ossos
18 de setembro de 2019