Procedimentos mamários: o que são e para que servem?
Quando existe alguma suspeita e se deseja confirmar a presença de nódulos, cistos ou mesmo tumores nas mamas, médicos(as) podem pedir alguns procedimentos mamários: técnicas minimamente invasivas, que trazem mais clareza sobre o quadro.
Esses procedimentos são importantes para diagnosticar (ou descartar), por exemplo, suspeita de câncer de mama que, só em 2022, foi responsável por 66.280 novos casos no Brasil.
Quer entender melhor quais são esses procedimentos mamários e para que eles servem? Então continue a leitura!
Procedimentos mamários: o que são e para que servem?
Os procedimentos mamários são intervenções realizadas na região das mamas para localizar lesões ocultas. Geralmente são procedimentos pré-cirúrgicos, que têm por objetivo marcar e identificar uma lesão não palpável na mama.
Em geral são prescritos por mastologistas – especialista em diagnosticar e tratar doenças nas mamas – após suspeita de que algo está errado na região.
Os principais motivos que levam à realização de procedimentos mamários são:
- Microcalcificações, que são depósitos de cálcio, que ocorrem naturalmente nas mamas e que costumam ser identificados na mamografia. A depender do tipo, exige uma melhor investigação.
- Nódulos mamários, especialmente em mulheres com mais de 30 anos, que persistem por mais de um ciclo menstrual, costumam ser alvo de avaliação mais detalhada.
- Lesões observadas apenas na ressonância magnética das mamas – e não na mamografia e no ultrassom – visando melhor esclarecimento.
- Investigação de histórico familiar de câncer de mama.
- Homens com mais de 50 anos com tumoração palpável unilateral.
Câncer de Intestino: Sintomas, Diagnóstico e Tratamentos
Quais os principais tipos de procedimentos mamários?
Existem diferentes tipos de procedimentos mamários não-cirúrgicos, cada um com suas características e finalidades específicas. A seguir, conheça os principais.
1. Marcação pré-cirúrgica de lesão impalpável
A marcação pré-cirúrgica de lesão impalpável é um procedimento mamário realizado antes de uma cirurgia, para identificar e marcar a localização precisa de uma lesão ou tumor que não pode ser palpado ou visualizado facilmente.
Esse procedimento mamário dura cerca de 15 minutos, no qual a paciente é colocada em uma maca e, com uma agulha de punção, o profissional responsável realiza a marcação do nódulo que será retirado.
Para isso, é essencial apresentar o resultado da mamografia que levou ao pedido do exame.
2. Punção aspirativa
Também conhecida como biópsia aspirativa, a punção aspirativa é procedimento mamário realizado para obter amostras de tecido e líquido a partir de lesões sólidas ou císticas da paciente.
Uma das mais conhecidas é a Punção Aspirativa por Agulha Fina (PAAF), procedimento usado para obter a seleção de células de um nódulo ou massa suspeita, como um caroço na mama. Para isso, é usada uma agulha fina, inserida na área-alvo para aspirar células ou fluido.
3. Core-biopsy por Ecografia
A Core-Biopsy é um procedimento mamário realizado para obter uma amostra de tecido sólido de uma lesão ou massa suspeita no corpo. Acoplada a um instrumento especial, é usada uma agulha mais grossa que a da PAAF, que permite a coleta de uma amostra maior de tecido.
Para isso, o(a) profissional guia-se pela ecografia. Para evitar qualquer desconforto, o procedimento é feito com uso de anestesia.
>>> Baixe o e-book gratuito: Saiba tudo sobre o câncer de mama
4. Biópsia percutânea a vácuo (mamotomia)
A biópsia percutânea a vácuo, também conhecida como mamotomia, é um procedimento minimamente invasivo usado para obter uma amostra de tecido mamário suspeito para análise histopatológica, principalmente em lesões não palpáveis.
Diferentemente das demais biópsias, é utilizado um calibre mais grosso na agulha de aspiração, acoplada a um dispositivo a vácuo, que aspira as amostras.
O exame também permite amostragem do tecido local. O procedimento mamário costuma ser solicitado quando anormalidades são identificadas em uma mamografia, ultrassonografia ou ressonância magnética da mama, sendo realizado com a paciente acordada e após anestesia local.
5. ROLL
A técnica ROLL (localização radioguiada de lesão mamária não palpável, em inglês) é um procedimento utilizado para identificar microcalcificações ou nódulos na mama, que não podem ser sentidos por palpação.
A ROLL é realizada através da injeção de um radiotraçador no local da lesão, guiada por exames de imagem, como mamografia ou ultrassonografia. Comparada ao agulhamento, essa técnica é uma opção mais moderna e menos invasiva para marcar a área da mama que será verificada.
6. Agulhamento com fio metálico
O agulhamento com fio metálico é um procedimento mamário no qual o médico localiza a lesão não palpável na mama e coloca um fio metálico para indicar sua localização, para investigar mais a fundo uma alteração na mama da paciente.
Geralmente, o agulhamento com fio metálico é utilizado como um procedimento complementar a outros exames para detectar o câncer de mama, entre outras anomalias na região.
7. Marcação por estereotaxia
A marcação por estereotaxia é um dos procedimentos mamários utilizados em pacientes com suspeita de câncer de mama, e serve para orientar a ressecção de nódulos não palpáveis ou outras lesões identificadas, como microcalcificações.
Além disso, pode ser aplicado para auxiliar na localização de diferentes estruturas, como linfonodos, micronódulos, adenomas e outros. O exame é realizado com o auxílio da visualização da mamografia.
——————————-
O diagnóstico precoce é essencial para um aumentar as chances de tratamento, caso seja confirmado o diagnóstico de câncer de mama. Por causa disso, quem tem um pedido médico para algum tipo de procedimento mamário deve realizar o exame quanto antes.
No IMEB, são realizados diversos exames para rastreio do câncer de mama – como a mamografia – além dos procedimentos mamários listados neste post.
Com mais de 30 anos de experiência, o IMEB é referência em exames de imagem no Centro-Oeste e conta com uma estrutura completa e profissionais experientes e atenciosos.
Se você está no Distrito Federal ou Entorno e tem exames solicitados, clique no link abaixo para agendar sua avaliação e vir cuidar da sua saúde conosco!
Por: Dr. Renato Barra / Categoria: Câncer de mama procedimentos mamários
26 de junho de 2023