Os exames preventivos são importantíssimos para o diagnóstico precoce de várias doenças. No entanto, muitas mulheres não fazem o check-up anual e só decidem procurar um médico quando sentem algum sintoma ou incômodo no corpo.
Para facilitar a sua rotina de cuidados, separamos 5 exames que a maioria das mulheres podem realizar anualmente. São eles:
Papanicolau
O Papanicolau (também chamado de Colpocitologia Oncótica), é um exame que detecta alterações nas células do colo do útero, como lesões e verrugas pré-cancerígenas. Seu principal objetivo é detectar o câncer de colo uterino — o segundo mais frequente em mulheres, atrás apenas do câncer de mama.
O exame é feito da seguinte forma: com o uso de um utensílio (conhecido popularmente como “Bico de Pato”), o médico o introduz levemente na cavidade da vagina, e coleta uma pequena amostra de descamação do colo de útero.
No contexto da oncologia, o Papanicolau também pode identificar ainda neoplasias intraepiteliais, bem como doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), como, por exemplo: tricomoníase, gonorreia, sífilis e clamídia.
Muitas vezes, o próprio câncer de colo do útero está relacionado com alguma HPV, que é um vírus transmitido por meio das relações sexuais. Mas para que seja possível identificá-lo por meio do Papanicolau, ele precisa ser visível na amostragem de descamação coletada e no exame genital.
Quem pode fazer o exame: Toda mulher que já iniciou sua vida sexual deve realizá-lo anualmente. Para a realização, recomenda-se que a mulher não esteja no período menstrual e que respeite o prazo de dois dias sem relações sexuais antes do exame.
Não sabe onde realizar o seu exame? Então leia este artigo também:
Clínica de Imagem: saiba escolher a melhor para realizar o seu exame
7 fatores de risco para a saúde da mulher moderna
Exames de sangue e dosagens hormonais
Os exames de sangue também são muito importantes, pois eles indicam se os componentes e nutrientes do sangue estão normais e sem alterações.
Os exames de Colesterol e Triglicerídios verificam os níveis de gordura no sangue. Já o exame de Glicemia de Jejum tem o intuito de prevenir o diabetes. Quanto aos exames TSH, T3 e T4, servem para verificar alterações nos hormônios da tireoide, podendo identificar o câncer de tireoide.
Quem pode fazer o exame: Em geral, todas as mulheres a partir dos 20 anos devem realizá-lo. Pacientes que tenham algum fator de risco, doenças autoimunes ou histórico familiar de doenças como a tireoidopatia, devem fazê-lo mais cedo, ou sob prescrição médica.
Ultrassonografia pélvica transvaginal
A ultrassonografia transvaginal é um exame por imagem que avalia os órgãos e estruturas pélvicas da mulher. Por meio dele, é possível verificar com maior nitidez e proximidade:
- a espessura do endométrio;
- se há algum sangramento uterino;
- a presença de massa pélvica (como um mioma ou câncer);
- possíveis anomalias no útero;
- localização do DIU;
- possíveis complicações de uma gravidez.
Quem pode fazer o exame: Em geral, toda mulher adulta pode fazer o exame, ou sempre que houver alguma alteração no exame físico, nas funções menstruais ou hormonais. Pacientes que apresentam dificuldades para engravidar também podem fazer o exame.
Ultrassom da tireoide
O Ultrassom da tireoide também é um exame por imagem que detecta nódulos ou tumores na região da tireoide — glândula que fica na parte anterior ao pescoço, responsável por regular o metabolismo.
Ele é realizado da seguinte forma: o paciente se deita na maca com o pescoço estendido, e um gel lubrificante é passado na área do pescoço, para que o transdutor consiga captar as imagens da tireóide e analisar possíveis anomalias.
Quem pode fazer o exame: Alterações na glândula tireoide são comuns em mulheres jovens. Por isso, toda mulher adulta pode realizar o exame. Em casos de histórico familiar de tireoidopatia, ele deve ser feito mais cedo ou sob prescrição médica.
Leia também:
Sintomas de Tireoide: descubra se está com problemas na glândula
Ultrassom das Mamas
Fazer o exame das mamas é outro passo importantíssimo nos cuidados preventivos da saúde feminina. O câncer de mama é o que mais atinge as mulheres, além de ser o mais frequente no Brasil — atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. Por isso, é o principal exame anual a ser feito.
O Ultrassom das Mamas segue a mesma lógica do Ultrassom da Tireóide e da região pélvica. Trata-se de uma captação por imagens que identifica possíveis alterações na região das mamas, como nódulos e cistos mamários.
A vantagem do Ultrassom é que ele é capaz de identificar anomalias e de diferenciar um nódulo sólido de um cisto. Saiba mais sobre a ultrassonografia aqui: Ultrassonografia: o que é, como é feito e para que serve?
Quem pode fazer o exame: Ele pode ser feito, como prevenção, por toda mulher após seu primeiro ciclo menstrual.
Leia também:
4 exames que detectam o câncer de mama
Exames no período menstrual: indicações e contraindicações!
Lembre-se que, se o câncer de mama for diagnosticado em seu estágio inicial, as chances de cura aumentam para 90 por cento, além do tratamento poder ser menos invasivo e com menos efeitos colaterais.
Cuide da sua saúde e realize periodicamente os exames mencionados, tudo bem?
Leia também: Mamas Densas: o que significa? Preciso me preocupar?e Câncer de Mama: como identificar? Os 5 sinais mais frequentes
Quer saber mais sobre o câncer de mama e como preveni-lo? Baixe nosso E-book Tudo Sobre Câncer de Mama. A informação é a melhor prevenção.