Como prevenir o câncer?

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), estima-se que 600 mil novos casos de câncer serão registrados no Brasil, para cada ano no biênio 2018-2019. Ainda segundo o Inca, cerca de 80% a 90% dos casos de câncer são causados por fatores ambientais — meio ambiente, hábitos e estilo de vida.

Nesse sentido, adotar um estilo de vida saudável pode ajudar a prevenir o câncer. Acompanhe o artigo para conhecer boas práticas para cuidar da sua saúde como um todo. 

Se quiser saber mais sobre a oncologia, a área da Medicina que trata do câncer, confira este artigo aqui:

O que é oncologia?

Tenha uma alimentação saudável e de forma regular

Sabe-se que ter uma alimentação saudável ajuda a prevenir a ocorrência de câncer, ainda que existam outros fatores (como condições imunológicas internas e mutação genética) que coincidem com o seu surgimento.

De modo geral, a recomendação é que você mantenha uma ingestão rica de alimentos de origem vegetal — como frutas, verduras e legumes —, e evite alimentos processados, como aqueles prontos para consumo, e bebidas adoçadas em geral.

Por falar em bebida, evite também o consumo excessivo de bebidas alcoólicas (se for possível, não consuma), e beba muita água durante o dia.

Leia também:

Por que manter uma alimentação saudável ajuda a prevenir o câncer ?

Não fume

Uma grande atitude que você ou alguém próximo pode tomar para prevenir o câncer é não fumar. Sabe-se que o tabagismo é responsável por diversas doenças e alguns tipos de câncer, como o câncer de pulmão, laringe, bexiga e câncer de boca.

Parar de fumar não só evita o desenvolvimento de alguma doença, como também contribui para a preservação do meio ambiente, uma vez que o ar recebe as mais de 4.700 substâncias tóxicas liberadas durante o ato.

E outra: o tabagismo é a principal causa de morte evitável no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Dessa forma, é importante que o fumante tenha persistência e conte com o apoio dos amigos e familiares, e com a ajuda de profissionais capacitados, para largar o vício e ter uma boa qualidade de vida.

Leia também:

Dia Mundial da Saúde: 4 passos para uma vida saudável

Pratique atividades físicas regularmente

Não é segredo para ninguém que a prática de atividade física faz bem para a saúde e previne diversas doenças. No entanto, não é todo mundo que mantém uma rotina regular de exercícios físicos — uma prática fundamental para prevenir o câncer.

Então, a dica é: procure fazer alguma atividade física por pelo menos 30 minutos diariamente, no mínimo 5 dias por semana. Você pode caminhar, correr, cuidar do jardim, levar o cachorro para passear, ir à academia, entre outras atividades.

Procure aquela atividade que você mais gosta, e faça dela algo divertido e prazeroso. Se possível, pratique-a com mais pessoas para manter a motivação e o ritmo, tudo bem?

Veja o que o Dr. Renato, médico do IMEB, já compartilhou sobre o assunto no vídeo abaixo:

Previna-se contra o câncer de pele: cuidados ao se expor ao sol

Segundo o Inca, o câncer de pele não-melanoma é o mais incidente em todo o Brasil, correspondendo a 30% de todos os tumores malignos registrados no país. A boa notícia é que as chances de cura são altas se o câncer for detectado precocemente.

Por isso, sempre observe a pele para identificar possíveis sinais e sintomas, como manchas que não desaparecem e feridas que não cicatrizam em até quatro semanas. Essas manchas são mais comuns nas áreas mais expostas ao sol, como rosto, pescoço e orelhas.

A prevenção, claro, ainda é a melhor maneira de evitar o câncer de pele. Por isso, use sempre o protetor solar e reaplique-o a cada 2 horas. Evite se expor ao sol entre 10h e 16h e use roupas e acessórios para ajudar na proteção contra os raios solares — óculos escuros com proteção UVA e UVB, e chapéus e bonés de banda larga, sempre que possível.

Saiba mais:

Cuidados diários para se proteger do câncer de pele

E se você quiser saber mais sobre o câncer de pele, quais as causas, sintomas e tratamentos, baixe o Ebook que preparamos: Tudo sobre o Câncer de Pele. É gratuito e nele você pode tirar todas as suas dúvidas sobre a doença.

Homens: façam check-up anual para prevenir o câncer de próstata

Outra maneira muito importante de prevenir o câncer é realizando exames de check-up, tanto os homens quanto as mulheres. No caso dos homens, essa prática é fundamental para identificar possíveis tipos de câncer que são comuns entre o sexo masculino, como o câncer de próstata, por exemplo.

Saiba mais:

Quais são as causas do câncer de próstata?

Assim como o câncer de pele não-melanoma, o câncer de próstata é um dos mais incidentes no Brasil, e costuma atingir os homens na terceira idade — a partir dos 75 anos. Nesse sentido, o recomendado é que o exame de próstata — que consiste no toque retal e no exame de sangue para avaliar a dosagem de PSA —, seja feito por homens a partir dos 50 anos, e por homens a partir dos 40 anos que têm histórico familiar da doença.

Quer saber mais sobre o câncer de próstata (como ele surge, causas, sintomas e formas de tratamento)? Então baixe gratuitamente o nosso E-book Tudo sobre o Câncer de Próstata.

Mulheres: o check-up anual ajuda a prevenir o câncer de mama

No caso das mulheres, os cuidados com a saúde são ainda mais específicos, e também podem evitar e prevenir diversas doenças que são mais comuns entre a população feminina. O câncer de mama é o mais incidente entre as mulheres no Brasil, e o segundo entre todos os tipos de câncer, ficando atrás apenas do câncer de pele não-melanoma.

Todas as mulheres acima dos 40 anos devem realizar a mamografia digital, para identificar possíveis alterações suspeitas na região das mamas e axilas. 

Dentre as vantagens do IMEB para a realização do exame, está a disponibilidade do mamógrafo Senographe Pristina® para captação de imagens das mamas em alta resolução e com menos desconforto para as pacientes, possibilitando que elas mesmas controlem a compressão das mamas durante o exame.

Saiba mais:

Mamografia dói? Saiba como deixar o exame mais confortável

Quem deve fazer o exame de mamografia?

Quer saber quais exames a mulher deve fazer por faixa etária? Então baixe nosso Infográfico gratuito abaixo. 

E se você gostou desse artigo, compartilhe com seus amigos e familiares nas redes sociais!

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Fale conosco

Deixe sua mensagem aqui.

Enviando

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?

IMEB -- 2018 © Copyright
Responsável Técnico: Alaor Barra Sobrinho - CRM-DF 3029