Atenção! Nosso número (61) 3326-0033 está temporariamente indisponível. Estamos atendendo pelo número (61) 3771-3800

Por: Dr. Renato Barra

Doenças do coração: sintomas e quais são as mais comuns?

Fique por dentro das doenças cardiovasculares lendo esse artigo que preparamos para você.

A cada 40 segundos, uma pessoa morre no Brasil por conta de complicações cardiovasculares. O dado é da Organização Mundial da Saúde (OMS), segundo a qual, problemas ligados a doenças cardíacas e de circulação sanguínea matam mais do que qualquer outra enfermidade no mundo inteiro. Por isso, alerta o órgão, a prevenção e o diagnóstico precoce são essenciais para fugir dessa estatística.

As doenças cardiovasculares são aquelas que dificultam ou impedem a boa circulação sanguínea pelo corpo, prejudicando o funcionamento do coração e dos vasos que levam nutrientes e oxigênio a todo o organismo. Apesar de os problemas de saúde que afetam esse sistema estarem interligados, neste artigo vamos tratar especificamente das doenças cardíacas, ou seja, aquelas que afetam principalmente o órgão.

Principais causas das doenças do coração

doenças cardiovasculares mais comuns

Em geral, todas as doenças aqui apresentadas estão ligadas à má alimentação, ao sedentarismo, ao estresse e ao uso de álcool e outras drogas. A falta de qualidade de vida leva a complicações no sistema circulatório e o órgão que mais sofre é o coração.

Outro fator que deve ser observado com atenção é o histórico familiar. Quando há casos de diabetes, hipertensão e arteriosclerose na família, as chances de as doenças cardíacas surgirem são maiores. O ideal é se prevenir para evitar os outros fatores de risco, além de fazer exames regulares, como o check-up.

Quais as doenças cardiovasculares mais comuns?

doenças cardiovasculares mais comuns

Veja para quer serve, o preparo e os diagnósticos do exame de cintilografia do coração! 

As doenças cardiovasculares são um conjunto de problemas que atinge o coração e a corrente sanguínea. As doenças está associada a fatores de riscos, é possível evitar alguns como sedentarismo, tabagismo, estresse, obesidade, diabetes e colesterol, contudo, outros fatores de riscos não podem ser modificados, como a hereditariedade, sexo e idade. 

De acordo com o Ministério da Saúde, por ano, 300 mil pessoas sofrem infartos no Brasil, com morte de 30% delas. Ele acontece quando uma ou mais artérias do coração ficam interrompidas por um coágulo, impedindo a passagem de sangue e oxigênio. Com isso, as células de parte do músculo cardíaco morrem, causando até a necrose do tecido local.

E o que interrompe o fluxo de sangue para o coração? Uma das causas pode ser o acúmulo de placas de gordura, colesterol ou outras substâncias do tipo no interior dos vasos. Pode ser resultado do uso de tabaco, do sedentarismo e de uma dieta rica em gordura e pobre em frutas e vegetais, por exemplo.

O sintoma mais comum de um infarto é a dor no peito que pode irradiar para o braço esquerdo, pescoço, maxilar ou costas. Pode haver, ainda, aumento dos batimentos cardíacos, tontura, falta de ar e palidez.

Agora que você entende um pouco sobre as doenças cardiovasculares e os seus fatores riscos, veja uma lista das doenças mais comuns: 

Você sabia que existe um exame de imagem capaz de determinar o risco que uma pessoa possui de ter um infarto no futuro? Conheça agora o exame Escore de Cálcio.

Insuficiência cardíaca

A insuficiência cardíaca também é uma doença muito comum e geralmente está ligada a outras doenças, como hipertensão arterial, doença de chagas, miocardites (inflamações) ou problemas nas válvulas do coração. Elas alteram a estrutura e o funcionamento do órgão, que não consegue mais bombear sangue em quantidade suficiente para suprir as necessidades do corpo.

Insuficiência cardíaca

Ela pode ser leve, moderada ou grave. Em alguns casos pode não haver sintomas claros, mas os mais comuns são pernas inchadas, fadiga e falta de ar, que piora com o exercício físico ou quando a pessoa está deitada.

A gravidade é que vai ditar o tipo de tratamento. Casos mais leves podem ser sanados com mudanças no estilo de vida, dieta e medicação. Diuréticos também podem ser usados, já que a insuficiência pode gerar retenção de líquidos. É preciso sempre consultar seu médico para saber a extensão do problema e como minimizá-lo.

Leia também: Infarto agudo do miocárdio ou ataque cardíaco

Arritmia cardíaca

A arritmia é, na verdade, um grupo de condições que provocam alteração no ritmo ou na frequência dos batimentos cardíacos, que podem se tornar irregulares, muito lentos (bradicardia) ou muito acelerados (taquicardia). As causas podem estar relacionadas ao uso de substâncias prejudiciais (álcool, fumo, cafeína, medicamentos). No entanto, o envelhecimento também aumenta a predisposição, além de herança genética.

Os tipos de arritmia mais comuns são benignos e não provocam sintomas fortes, mas alguns casos podem incluir palpitações ou a sensação de pausa entre os batimentos. Casos mais graves podem levar a tonturas, falta de ar e dor no peito.

Doença arterial coronária

A arritmia também pode ser um fator complicador que leva a outros tipos de problemas, como o Acidente Vascular Cerebral (AVC), a insuficiência cardíaca e até paradas cardiorrespiratórias.

Doença arterial coronária

A doença arterial coronária também se relaciona a um grupo de doenças que inclui anginas, infartos e paradas cardiorrespiratórias. Os sintomas são semelhantes aos do infarto, só que menos intensos e com duração menor (até 20 minutos). De resto, são parecidos: aperto no peito que irradia para o braço esquerdo, falta de ar, sudorese, palidez e náuseas. Em alguns casos, pacientes relatam sintomas parecidos ao de uma azia.

A doença tem também, em sua causa, o depósito de placas de gordura nas artérias do coração, levando à obstrução. Isso faz com que a musculatura cardíaca tenha que fazer mais esforço.

Sintomas das doenças cardíacas (do coração)

Os sintomas de doenças cardiovasculares podem ser diferentes para homens e mulheres. Por exemplo, os homens têm maior probabilidade de ter dores no peito; as mulheres têm maior probabilidade de apresentar outros sintomas, além de desconforto no peito, como falta de ar, náuseas e fadiga extrema.

Os sintomas podem incluir:

  • Dor no peito, aperto no peito, pressão no peito e desconforto no peito (angina)
  • Falta de ar
  • Dor, dormência, fraqueza ou frio nas pernas ou braços se os vasos sanguíneos nessas partes do seu corpo estiverem estreitados
  • Dor no pescoço, mandíbula, garganta, abdômen superior ou nas costas

Você pode não ser diagnosticado com doença cardiovascular até que tenha um ataque cardíaco, angina, derrame ou insuficiência cardíaca. É portanto importante observar os sintomas cardiovasculares e discutir suas preocupações com seu médico. As doenças cardiovasculares às vezes podem ser detectadas precocemente com avaliações regulares.

Conhece alguém que tem problemas no coração e que precisa de ajuda? Então seja um bom amigo e encaminhe este texto. Para todos os casos, procure um médico de confiança para receber o diagnóstico correto, ok?

Ebook

Conheça a unidade Buriti

Edifício Buriti

SCLN 116 Bloco H loja 33, Edifício Buriti – Térreo Brasília- DF – CEP: 70710-100