E então, já programou o seu check-up para este ano? Saiba que essa é uma das principais maneiras de fazer o diagnóstico precoce de doenças e aumentar as chances de cura de alguma enfermidade.
Neste artigo, você terá acesso a uma orientação de qualidade sobre como fazer o seu check-up, quais exames podem ser feitos, além de dicas dos médicos especialistas do IMEB. Boa leitura!
O que é o check-up, qual a sua importância para a saúde e quem procurar para fazer?
O check-up é considerado uma das pontas da medicina preventiva, que corresponde à união de dados do histórico de exames do paciente, vinculados a uma análise do seu histórico pessoal, com o objetivo de detectar doenças em estágio inicial.
Segundo o Dr. Renato Barra, médico do IMEB, o diagnóstico precoce é fundamental para elevar o índice de cura de doenças.
A revisão de saúde sistemática e individualizada, em que o médico indica os exames específicos de acordo com as características individuais de cada pessoa (fator de risco, histórico precoce de doenças e histórico familiar) é uma forma de melhorar a qualidade de vida do paciente, indicando-o possíveis melhorias em sua saúde ou medidas preventivas para evitar o desenvolvimento de determinadas doenças.
“Sugere-se uma vez ao ano procurar o médico para check-up, principalmente os pacientes com fatores de risco, como obesidade, fumantes, sedentários, diabéticos e com colesterol elevado”, afirma o médico.
Em alguns casos, a periodicidade anual pode e deve ser menor, como, por exemplo, em indivíduos portadores de hipertensão, com colesterol alterado, ou tenham diabetes, evitando, assim, que essas patologias se agravem.
Para a realização do check-up, o Dr. Renato recomenda uma consulta com os médicos das especialidades “Clínica Geral”, “Cardiologia”, “Ginecologia” — no caso das mulheres —, e “Urologia”, no caso dos homens.
A seguir, conheça os principais exames a serem realizados, tanto entre as mulheres quanto entre os homens. Acompanhe!
Check-up das mulheres: quais exames podem ser feitos?
No caso das mulheres, os principais exames que podem ser feitos são:
- Papanicolau
- Exames de sangue e dosagens hormonais
- Ultrassonografia pélvica transvaginal
- Ultrassom da tireoide
- Ultrassom das mamas
Neste artigo, explicamos em detalhes como funciona cada um destes exames:
6 exames que toda mulher deve fazer anualmente
A partir dos 40 anos, todas as mulheres podem realizar o exame da Mamografia Digital para detectar possíveis sinais do câncer de mama. No IMEB, temos disponível o aparelho Senographe Pristina®, um mamógrafo de alta tecnologia que permite que a própria paciente controle a compressão das mamas durante o exame.
No vídeo abaixo, o Dr. Renato explica em detalhes como funciona a Mamografia Digital. Assista:
E para você se informar melhor sobre o câncer de mama, baixe gratuitamente o E-book Tudo sobre o Câncer de Mama, e entenda como a doença surge, quais os sintomas e causas, e como é feito o tratamento.
Leia também:
Mamas Densas: o que significa? Preciso me preocupar?
Check-up urológico dos homens: conheça os principais exames
Já entre os homens, os principais exames que podem ser realizados são:
- Exames de sangue:
- Exames de urina e de fezes:
- Exame de dosagem PSA e Toque retal (principais exames de próstata):
- Colonoscopia:
Para saber com detalhes sobre cada um desses exames, leia este artigo:
Check up dos homens: quais exames devem ser realizados?
Além desses, existem os exames de imagem, muito úteis no diagnóstico detalhado de doenças mais incidentes, principalmente o câncer de próstata.
Assista ao vídeo abaixo, no qual o Dr. Renato apresenta quais são os principais exames de imagem que o IMEB realiza, para diagnosticar e acompanhar possíveis sinais do câncer de próstata:
E se você deseja se informar melhor sobre o Câncer de Próstata, nós também preparamos um E-book sobre o assunto: Saiba Tudo Sobre o Câncer de Próstata. Ele é gratuito e nele você poderá tirar as principais dúvidas acerca da doença. Baixe e informe-se!
Aproveite e confira este artigo também: 4 ebooks sobre câncer para você baixar gratuitamente
Um check-up médico não possui um padrão pré-determinado de exames que devem ser realizados. Eles podem variar conforme a necessidade do paciente, seu estilo de vida, funções desempenhadas e a intensidade da observação da sua saúde.
Segundo o Dr. Renato, “além desses exames, um check-up médico envolve a análise clínica do paciente, com uma entrevista, análise do histórico médico e avaliação da sua saúde de forma geral”.
Continue lendo o artigo para conhecer algumas dicas para que você tenha uma boa experiência em seu check-up.
▶️ Onde fazer o exame de Ecografia Pélvica?
Dicas para um bom check-up:
- Realize seu check-up periodicamente (todos os anos ou de acordo com a orientação médica).
- Traga seus exames anteriores para serem avaliados (mulheres deverão trazer mamografias e ultrassonografias de mamas anteriores).
- Avise seu médico que fará check-up. Ele poderá agregar informações e orientações para sua avaliação de acordo com seu histórico.
- Siga as orientações sugeridas no check-up. Caso não tenha um médico, eleja aquele que será de sua confiança para segui-las. De nada adianta realizar uma avaliação e não cumprir metas estabelecidas. Afinal, seu objetivo com o check-up é melhorar a sua saúde.
- Fique atento aos prazos de validade dos seus exames;
- Medo de realizar os exames? Converse abertamente com o seu médico e pergunte como funciona cada exame, para que você saiba exatamente o que esperar de cada um deles.
Leia também: Check-up na quarentena: 6 riscos do adiamento de exames
Espero que essas dicas tenham te ajudado. Caso queira conferir os convênios atendidos pelo IMEB, é só consultar aqui.
Sobre o IMEB
O IMEB (Imagens Médicas de Brasília) é uma das principais clínicas de Medicina Nuclear e Radiologia do Centro-Oeste e atua com excelência na área de diagnóstico por imagem. São dez unidades situadas em regiões estratégicas e de fácil acesso no Distrito Federal. Há 28 anos o Instituto é referência em qualidade no atendimento, certificado pela Norma ISO 9001:2008 e acreditado pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que visam satisfazer as necessidades dos clientes e oferecer segurança na realização de exames e procedimentos.