6 sinais de alerta para problemas nos ossos | IMEB

6 sinais de alerta para problemas nos ossos

sinais de alerta para problemas nos ossos

Dor ao caminhar, dificuldade para realizar alguns movimentos e até unhas que se quebram à toa são parte da rotina de muitas pessoas há bastante tempo, sem que elas saibam o motivo. Entre as várias possibilidades, uma das mais prováveis é que esses sejam sinais de alerta para problemas nos ossos.

Como em qualquer problema de saúde, doenças que afetam os ossos e as articulações também podem se agravar, caso não seja feito um diagnóstico precoce e um início rápido do tratamento. Nesse sentido, cuidar da prevenção e buscar auxílio médico rápido é fundamental.

Neste artigo, você vai conhecer os principais sintomas relacionados a problemas nos ossos, além das doenças que isso pode estar indicando. Mas não se esqueça de que isso não substitui uma avaliação médica específica para seu caso.

 

Os sinais de alerta para problemas nos ossos

1. Dor

O sinal mais claro de que há algo errado com seus ossos é a presença de dores constantes, às vezes mesmo em repouso.

Geralmente, quando a dor é mais leve, é comum que seja ignorada ou que a pessoa se acostume com ela, o que não deve ser feito. A dor é uma forma de nosso corpo sinalizar que algo não vai bem.

Dores nos ossos e nas articulações podem ser sintomas de doenças como osteoporose, artrite reumatoide, fibromialgia, artrose e até tumores ósseos.

Caso seja seu caso, não há outra coisa a fazer senão procurar ajuda médica o quanto antes.

Além disso, nunca é demais lembrar que recorrer à automedicação para tentar amenizar o quadro nunca é a melhor escolha.

Leia também!

Dor nas articulações e suas possíveis causas

Densitometria: o melhor método para avaliar a massa muscular!

 

2. Inchaço

Inchaços pontuais, especialmente nas articulações das mãos, pés e joelhos, também são alertas para algum problema ósseo.

Assim como a dor, a presença de inchaços pode ter diversas causas, desde uma lesão durante a prática de esportes até doenças como artrite e artrose, podendo até mesmo se tratar de algum tumor ósseo.

Caso o edema não melhore mesmo com repouso e venha acompanhado de calor e vermelhidão no local, não ignore esses sinais e procure o quanto antes uma avaliação médica.

 Leia também!

Dor no joelho: o que pode ser?

3. Fraturas

Episódios de fraturas, sejam por uma queda, acidente ou praticando esportes, é algo relativamente comum. No entanto, fraturas frequentes e por motivos banais são motivos para ligar o sinal de alerta.

sinais de alerta para problemas nos ossos - fratura

Ossos que se quebram repetidamente são ossos que estão fragilizados, e isso pode significar doenças sérias, como osteoporose e tumores ósseos. Além disso, qualquer fratura necessita de cuidados especiais, mesmo as que não são aparentes.

Procure auxílio médico imediato, caso perceba sintomas como:

  • dor intensa;
  • inchaço ou deformidade;
  • incapacidade de movimento total ou parcial;
  • estalos no osso.

 Leia também!

6 hábitos para preservar a saúde dos ossos

4. Dormência

Uma leve sensação de dormência ou formigamento nas articulações de mãos, pernas e pés pode ser apenas resultado de uma postura inadequada e costuma passar espontaneamente. No entanto, quando o problema se mantém ao longo dos dias, pode significar algo mais sério. 

Algumas doenças, como a artrite reumatoide, causam esse tipo de desconforto e precisam de uma avaliação médica.

Há, ainda, casos mais graves, como os de tumor em ossos da coluna, que provocam dormência e formigamento nas articulações devido à pressão que exercem sobre os nervos.

Leia também!

10 benefícios do cálcio para saúde

 

5. Unhas fracas

Unhas que se quebram facilmente são um alerta para a fragilidade dos ossos. Isso porque essa condição indica baixos níveis de cálcio e colágeno, tanto nas unhas quanto na estrutura óssea.

O cálcio é essencial para termos ossos saudáveis, e a carência desse nutriente pode levar a doenças como a osteopenia (diminuição da massa óssea) e a osteoporose (processo avançado de perda óssea).

Portanto, dê atenção ao sintoma de unhas quebradiças!

Além disso, procure um médico se perceber mais sinais de falta de cálcio, como:

  • espasmos;
  • câimbras;
  • formigamento;
  • problemas frequentes nos dentes.

 

6. Rigidez articular

Uma leve dificuldade para se movimentar, após permanecer por um longo tempo na mesma posição, pode ser algo normal e que melhora conforme você se movimenta.

Há casos, porém, em que a rigidez nas articulações pode representar problemas nos ossos que precisam de uma investigação mais aprofundada.

Aquela rigidez que limita total ou parcialmente os movimentos é um dos sintomas de doenças como artrite reumatoide, artrose e fibromialgia e, portanto, exige acompanhamento médico.

 

Doenças que afetam os ossos

Entre as doenças e problemas ósseos mais comuns, estão:

1. Osteoporose

Causada pela perda de massa óssea e consequente enfraquecimento dos ossos, a osteoporose aumenta o risco de fraturas e pode comprometer a mobilidade e a autonomia do paciente, especialmente as mulheres após a menopausa.

alerta para problemas nos ossos

Como pode ser assintomática até um certo estágio, a doença só é diagnosticada por exames específicos, como a densitometria óssea, que mede a densidade dos ossos.

A principal característica da osteoporose são os ossos finos e porosos.

Leia também!

Osteoporose tem cura? Veja o tratamento e os efeitos de não tratar

2. Artrite reumatoide

Caracterizada pela inflamação das articulações, a artrite reumatoide se manifesta através de sinais como dor, inchaço e rigidez articular

O diagnóstico precoce é fundamental para evitar o comprometimento dos movimentos.

A doença pode ser diagnosticada através da avaliação clínica dos sintomas, bem como de exames físicos e laboratoriais.

Para uma confirmação mais precisa, seu médico pode pedir exames como a ressonância magnética e a ultrassonografia de partes moles.

 

3. Fibromialgia

A fibromialgia é uma doença reumatológica que causa uma intensa e constante dor nos músculos e articulações de todo o corpo. Muitas vezes a dor se torna incapacitante e afeta todos os aspectos da vida do paciente.

É uma doença que afeta principalmente as mulheres e, embora não tenha cura, a fibromialgia pode ser tratada, e o diagnóstico precoce é a melhor forma de amenizar o sofrimento físico e psicológico de quem convive com o problema.

Para identificar a doença, é realizada uma avaliação do histórico de dores e fatores de risco, além de exame físico e possíveis exames de sangue para descartar outras doenças com sintomas semelhantes. 

 

4. Tumor ósseo

O câncer nos ossos raramente leva à morte, mas pode causar danos à estrutura óssea ou estender-se para outras partes do corpo, por isso, precisa de intervenção médica especializada.

Exames de imagem são bastante eficientes no diagnóstico precoce da doença e também na condução do tratamento mais indicado para cada caso.

Entre os principais exames usados para detectar tumores ósseos, estão a tomografia computadorizada, a ressonância magnética, a cintilografia óssea e o PET/CT.

 

Cuidados e prevenção

Ter uma estrutura óssea forte e saudável exige uma rotina de bons hábitos, o que inclui uma alimentação adequada, exposição solar, atividades físicas e exames regulares que ajudem a identificar quaisquer problemas nos ossos.

Caso você tenha identificado em você (ou alguém próximo) algum dos sinais citados neste artigo, não deixe de procurar seu médico para uma avaliação específica.

Nossa estrutura óssea é a base que sustenta nosso corpo, e cuidar da saúde dos ossos é, antes de tudo, preservar nossa independência e qualidade de vida.

————————-

O IMEB é referência no Centro-Oeste em exames de imagem. Nosso compromisso é oferecer aos nossos pacientes sempre o melhor em tecnologia diagnóstica. 

Se você está em Brasília e tem exames solicitados, agende online seus exames conosco, aí mesmo do seu computador, celular ou tablet.

 

Fale conosco

Deixe sua mensagem aqui.

Enviando

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?

IMEB -- 2018 © Copyright
Responsável Técnico: Alaor Barra Sobrinho - CRM-DF 3029