Nervo Ciático inflamado: como aliviar a inflamação? - IMEB

Nervo ciático inflamado: o que causa a dor e como aliviar a inflamação?

O nervo ciático inflamado causa uma dor intensa, também conhecida como dor ciática ou ciatalgia, costuma gerar muito desconforto no dia a dia, como se existissem agulhas sendo pressionadas em certa região do corpo. 

E aqui vai um alerta: se não tratado, a dor no ciático pode evoluir, piorar para condições mais graves e até mesmo levar à incapacibilidade de um paciente.

Por isso, neste artigo, você vai entender melhor sobre como aliviar a dor ciática e quando é necessário procurar um médico, além de conhecer melhor aspectos gerais sobre o problema. 

Lembre-se: informação é a melhor forma de prevenção!

Continue a leitura!

O que é nervo ciático? 

O ciático é formado por várias raízes nervosas que saem da coluna vertebral. Ele sai do final da coluna, passando pelos glúteos, parte posterior da coxa e se estende até o joelho — nesse ponto, ele se divide entre nervo tibial e fibular comum, indo até os pés.

A dor no nervo ciático (ou dor ciática) é um problema que costuma gerar grande desconforto em quem o apresenta, pois atinge diretamente o maior nervo do nosso corpo e o principal nervo dos membros inferiores: o nervo ciático (também chamado de nervo isquiático).

Para ter uma noção, o nervo ciático inicia na lombar, passa pela região dos glúteos e por toda a perna, até chegar ao dedão do pé (hálux). 

O que é nervo ciático? 

Esse nervo é o responsável pelas articulações do quadril, dos joelhos, tornozelos, músculos posteriores da coxa, além dos músculos e da sensibilidade das pernas. 

Por isso, quem apresenta uma dor ciática tem que conviver com grande incômodo e dor no dia a dia, até mesmo em tarefas simples, como andar, sentar ou outras que envolvam movimentação da região.

Conheça como é feito e o preparo do exame de densitometria!

Nervo ciático inflamado: Onde é a dor? Quais são os sintomas?

A dor pode acontecer em qualquer parte do corpo por onde passa o nervo ciático:

  • Lombar
  • Quadril;
  • Glúteos;
  • Pernas;
  • Pé.

Porém, em geral, a dor do nervo ciático se inicia na região lombar (plexo lombo sacro).

onde é a dor do nervo ciático

Esse costuma ser o principal local da dor no nervo ciático porque é onde se encontram as diversas ramificações que conectam as últimas vértebras à base da coluna vertebral, onde fica a lombar.

As maiores queixas em consultório também são de dores no glúteo ou na parte posterior da perna.

Além desses, há outros sintomas que sinalizam a inflamação do nervo, como:

– irradiação de dor lombar para a perna;
– sensação de pontadas ou de choque elétrico;
– dormência ou formigamento na perna e planta do pé;
– fraqueza na perna;
– dificuldade para tossir, espirrar ou manter uma mesma posição;
– dor que piora com repouso;
– queimação local;
– dores no músculo piriforme.

Quando o quadro torna-se crônico, essa inflamação pode gerar alterações mais graves na coluna, como hérnias de disco, artrose ou espondilolistese. Por essa razão, os sintomas nunca devem ser ignorados, devendo-se buscar tratamentos com profissionais especializados, o mais breve possível.

Leia também: Dores nos ossos: 6 sinais de alerta

O que causa dor e inflamação?

A dor no nervo ciático ocorre quando há uma compressão ou dano a uma das raízes do nervo ciático, afetando todo o trajeto do nervo e provocando diversos sintomas.

As causas mais comuns se relacionam ao estresse da vida diária, má postura e envelhecimento natural do organismo — normalmente, afetando pessoas com idade entre 30 e 50 anos.

Geralmente, as causas da dor no nervo ciático estão relacionadas aos seguintes fatores:

  • Má postura;
  • Traumas sofridos na região lombar ou dos glúteos;
  • Fraturas ou lesões na região pélvica;
  • Lombalgia (dores nas costas);
  • Estenose espinhal;
  • Sobrepeso;
  • Sedentarismo;
  • Avanço da idade;
  • Hérnia de disco;
  • Passar muito tempo sentado; 
  • Trabalhos relacionados a levantamento de peso;
  • Tumores;
  • Diabetes;
  • Herpes;
  • Catapora.

Além dessas causas, a compressão do nervo na região do músculo piriforme, pela qual o ciático passa, também pode causar uma inflamação — podendo caracterizar uma Síndrome do Piriforme

O músculo do piriforme compõe a região do quadril e fica localizado em uma área da nádega. Sua principal função é estabilizar a pelve e realizar os movimentos rotacionais da coxa.

A prática excessiva de exercícios físicos, quando exigem muito das pernas, também pode causar a Síndrome do Piriforme. 

Logo, praticantes de atividades físicas, frequentadores de academia e atletas (como ciclistas e corredores), têm uma maior probabilidade de sofrer lesões ou compressões na região do piriforme e desenvolver a dor ciática. 

Sintomas de nervo ciático inflamado ou afetado

A intensidade dos sintomas da dor no nervo ciático pode variar, a depender do local da dor e dos fatores que podem estar por trás dela. Mas, de modo geral, os principais sintomas da dor ciática são:

  • Dores persistentes e intensas no fundo das costas, glúteos ou pernas;
  • Dores irradiadas a partir da lombar para baixo;
  • Sensação de queimação;
  • Dificuldade em manter a coluna ereta;
  • Dor ao andar;
  • Formigamento;
  • Dormência;
  • Fraqueza muscular;
  • Sensação de agulhadas;
  • Perda de sensibilidade e/ou diminuição dos reflexos na região dolorida do nervo;
  • Dores exponenciais nas pernas, acompanhadas de tosse ou espirro;
  • Dores exponenciais quando o paciente, estando deitado, eleva o membro inferior.

Como saber se o nervo ciático está inflamado?

Uma das principais causas da dor ciática é uma inflamação na região do nervo ciático, o que gera dúvidas em muitos pacientes sobre como identificá-la. Nesses casos, quando o nervo ciático está inflamado, os principais sintomas são:

  • Fraqueza em uma ou nas duas pernas;
  • Sensação de dor intensa que piora ao ficar muito tempo parado, na mesma posição;
  • Sensação de perna cansada;
  • Fisgadas ou pontadas na perna.

Nervo ciático: Como aliviar a dor e inflamação?

Para aliviar a dor no nervo ciático e minimizar o desconforto com os sintomas, é possível fazer massagens na região dolorida. Assim, os músculos ficam mais relaxados e diminui-se a compressão sobre o nervo, aliviando a dor. A massagem para nervo ciático pode ser realizada com cremes hidratantes ou óleos essenciais. 

Além disso, o calor também pode ajudar a aliviar a dor. Sendo assim, a aplicação de bolsas térmicas sobre a região é uma boa alternativa.

Porém, é importante reforçar que esses tipos de tratamentos caseiros para o nervo ciático não garantem cura nem solução para o problema. 

O recomendado é ir em busca de profissionais que possam auxiliar nesses processos da maneira adequada (como massagistas profissionais ou fisioterapeutas). O tratamento clínico também é necessário, como verá a seguir.

Como desinflamar o nervo ciático?

O objetivo do tratamento é diminuir sua dor e desconforto na região. Dependendo da causa, em muitos casos as dores desaparecem com o tempo ou com alguns tratamentos caseiros simples.

1) Aplicação de gelo e/ou compressas quentes

Primeiro, use compressas de gelo para reduzir a dor e inchaço. Aplique bolsas de gelo na área afetada e faça isso por 20 a 30 minutos, várias vezes ao dia.

Mude para bolsa quente após os primeiros dias. Também por 20 a 30 minutos diversas vezes ao dia. Se as dores persistirem, alterne entre compressas quentes e frias e/ou procure um médico.

2) Tomar medicamentos de venda livre

Tome medicamentos para reduzir a dor, inflamação e o inchaço. Anti-inflamatórios e remédios para dores podem ajudar a reduzir o desconforto.

3) Faça alongamentos suaves

Fazer alongamentos e exercícios aeróbicos leves podem ser um grande aliado seu e costumam ser bons para dor no nervo ciático.

É necessário ir ao médico? Quando tratar nervo ciático inflamado?

Na presença de qualquer sintoma da dor ciática, é fundamental procurar um atendimento médico. Isso porque, em geral, a dor no nervo ciático está relacionada com alterações na coluna, como hérnia de disco, espondilolistese ou artrose. E somente a partir do diagnóstico correto da causa do problema é possível aliviar a dor.

Você sabia? A dor no nervo ciático também é frequentemente confundida com a síndrome dolorosa miofascial, pois apresentam sintomas semelhantes: sensação de fisgada, queimação, pernas cansadas e pesadas. Porém, a síndrome não tem relação com o nervo ciático e somente um profissional pode identificar com precisão o problema.

Além disso, se não for devidamente tratada, a dor no nervo ciático pode piorar e evoluir para condições mais graves, como deixar o paciente incapaz ou resultar em distúrbios neurológicos (perda da sensibilidade na região do ciático e da função motora).

Por isso, se você está com dor ciática, procure um médico ortopedista ou um fisioterapeuta. Eles irão avaliar os sintomas e sinais apresentados, além de realizar testes específicos, para descartar ou confirmar possíveis causas para a dor no nervo ciático.

Se o médico considerar necessário, por exemplo, exames de imagem da coluna podem auxiliar em um diagnóstico mais preciso da dor ciática, bem como da causa do problema. 

Os exames mais comuns para tal fim são o de Raio-X, a Tomografia Computadorizada e a Ressonância Magnética, capazes de verificar a presença de irregularidades no nervo (como fraturas). Tanto a Tomografia quanto a Ressonância estão disponíveis no IMEB – Imagens Médicas de Brasília.

Marque seu Exame - IMEB

Entenda como funcionam os exames:

Tomografia computadorizada: o que é e para que serve o exame?

Para que serve o exame de ressonância magnética?

Qual o melhor tratamento para aliviar a dor no nervo ciático?

O tratamento para a dor no nervo ciático envolve aliviar os sintomas e também tratar a causa do problema.

Em geral, são recomendadas massagens para minimizar a dor e inflamação, exercícios para alongar e fortalecer os músculos, fisioterapia, além de uso de medicamentos analgésicos, anti-inflamatórios, relaxantes e pomadas.

Também é orientado que o paciente permaneça em repouso relativo (pode ir trabalhar ou estudar normalmente, por exemplo, mas deve evitar carregar peso ou fazer esforço físico) e tenha atenção à postura.

Em alguns casos, a acupuntura também pode ser indicada, pois tem demonstrado bons resultados no alívio da dor ciática.

Com o tratamento correto e orientação médica, a dor no nervo ciático tende a melhorar em 2 semanas (ou 15 dias), nos casos em que o nervo está inflamado.

Qual a melhor posição para dormir com dor no nervo ciático?

melhor posição para dormir com o nervo ciático inflamado é deitar-se de lado com um travesseiro embaixo do pescoço e outro travesseiro posicionado entre as pernas, para deixar alinhada à coluna.

Ou dormir com a barriga virada para cima, colocando um travesseiro embaixo dos joelhos, deixando-os levemente inclinados.

Como tratar Dor Nervo ciático? Tem cura?

Na maioria dos casos, é possível solucionar o problema e curar a dor no nervo ciático. Porém, como a dor ciática costuma ser um sintoma e não uma doença, a cura definitiva do problema vai depender, principalmente, da sua causa. De qualquer forma, com o tratamento adequado, é possível controlar o desconforto.

Em alguns casos, mais raros, pode ser necessário um procedimento cirúrgico, especialmente quando a dor no nervo ciático leva a um comprometimento neurológico grave no paciente. Por isso a importância de buscar um tratamento médico o quanto antes.

Como se prevenir de dores no nervo ciático?

Existem alguns hábitos que todos podem adotar para prevenir dores no nervo, principalmente atletas e praticantes de atividades físicas. Conheça as principais recomendações:

  • Pratique regularmente atividades físicas para evitar o sedentarismo, e faça alongamentos antes e depois de realizá-las;
  • O recomendado é que você se consulte com um médico ou preparador físico antes de realizar alguma atividade física. Peça, inclusive, orientações de exercícios que visam o fortalecimento muscular de todo o corpo;
  • Evite praticar exercícios físicos em excesso sem o acompanhamento de um profissional (respeite o limite do seu corpo);
  • Procure manter sempre a postura correta;
  • Se você trabalha sentado ou em pé por muitas horas ao longo do dia, tire pequenos intervalos para alongar o corpo e as articulações;
  • Evite sapatos com saltos muito altos. Se isso não for possível, procure tirá-los dos pés de tempos em tempos para aliviar a região;
  • Mantenha uma alimentação equilibrada, rica principalmente em cálcio e Vitamina D, a fim de fortalecer os ossos e prevenir dores gerais nas articulações.

Conclusão

Dor no nervo ciático é um problema que precisa de atenção. Ela pode dificultar a execução de tarefas simples diárias e atrapalhar a sua rotina. Nesse tipo de inflamação, pode ocorrer uma dor intensa e esporádica, ou você pode ter dores menos intensas, mas constantes.

Existem muitas maneiras de aliviar os sintomas desse tipo de inflamação. Na maioria dos casos, a dor é completamente curada em apenas algumas semanas.

Converse com seu médico se seus sintomas não melhorarem com tratamento em casa, durarem muito tempo ou se você estiver tendo dificuldade para realizar suas tarefas diárias. Seu médico dará o tratamento que melhor se encaixe e funcione para você.

Leia também: Como evitar problemas nas articulações? e Tendinite: o que você precisa saber sobre esse tipo de inflamação.

Por: Dr. Renato Barra / Categoria: Saúde dos Ossos

3 de outubro de 2020

Conteúdos Relacionados

Conteúdos Recomendados

DICAS DE SAÚDE

Receba Dicas de Saúde Atualizadas