Cuidados que todo homem deve ter a partir de 40 anos
Mais de 30% dos homens brasileiros não têm o hábito de ir ao médico e, destes, 55% afirmam não procurar atendimento médico porque “não precisam”. É o que revela um levantamento do Ministério da Saúde, enfatizando a importância de campanhas como o Novembro Azul para lembrar os cuidados que todo homem deve ter com a sua saúde.
Esse descuido com a prevenção faz com que muitos pacientes só procurem por atendimento profissional quando apresentam alguma queixa séria ou em estágio avançado, o que dificulta o tratamento.
Por outro lado, manter hábitos saudáveis e uma rotina de consultas e exames contribui para evitar muitos problemas comuns do sexo masculino, especialmente após os 40 anos.
Se você está no grupo dos que adiam ao máximo as visitas ao médico, saiba que está se colocando em riscos desnecessários.
Para te orientar (e incentivar) quanto às melhores formas de manter sua saúde em dia, bem como os exames mais importantes para o homem nesta fase da vida, preparamos este artigo com muitas informações importantes.
Vamos a elas!
As doenças mais comuns entre os homens
Embora os homens não passem por um processo tão acentuado de mudanças como passam as mulheres, por conta da menopausa, ultrapassar a marca dos 40 anos também costuma evidenciar algumas mudanças.
Um dos efeitos mais frequentes é a queda na produção de testosterona, um dos principais hormônios masculinos, o que interfere em fatores como fertilidade, libido, humor, cognição e massa muscular.
Dados do Instituto Lado a Lado pela Vida mostram que, as doenças mais frequentes entre a população masculina adulta são:
- arritmia cardíaca;
- AVC;
- cálculos e infecções urinárias;
- câncer de próstata, bexiga, cabeça e pescoço, estômago, pênis, pulmão ou testículo;
- diabetes;
- disfunção erétil;
- hipertensão arterial;
- infarto.
Os cuidados preventivos que todo homem deve ter
Para evitar problemas como os citados acima, é fundamental investir em um estilo de vida mais saudável, com foco nos três principais pilares da boa saúde: atividade física, alimentação equilibrada e acompanhamento médico.
A seguir, o que você precisa saber sobre cada um deles.
A rotina de exercícios físicos
A prática regular de exercícios físicos aumenta a capacidade cardiovascular, mantém a balança sob controle e ainda libera substâncias que produzem sensação de bem-estar. Isso significa que, enquanto você se mantém em movimento, previne doenças, combate a obesidade e ainda cuida da sua saúde mental, entre outros problemas.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), bastam 150 minutos de atividade física por semana. E aí vale sua criatividade. Você pode optar pelas atividades que mais se encaixam à sua rotina e preferências.
O único cuidado é passar por uma avaliação médica antes, a fim de ser liberado para a atividade que você escolher.
A alimentação balanceada
Se você já ultrapassou a marca dos 40 anos, provavelmente já percebeu que ficou mais difícil controlar o peso, certo?
É natural que, com a idade, o metabolismo se altere e você fique mais propenso a acumular gordura corporal. Muito mais do que afetar sua estética, esses quilinhos a mais podem levar a problemas como hipertensão, diabetes e colesterol alto, além, claro, da obesidade, caso você não se alimente de forma adequada.
Para favorecer sua atividade metabólica:
- Reduza o consumo de sal no seu dia a dia.
- Monte pratos coloridos e bem equilibrados.
- Dê preferência (de forma moderada) a gorduras saudáveis (azeite, castanhas, peixes).
- Reduza o consumo de açúcares e carboidratos simples (massas brancas).
- Controlar o consumo de bebidas alcoólicas.
Uma dica extra é investir em vegetais crucíferos, como brócolis, rúcula e couve-flor. A substância indole-3-carbinol, presente nesses alimentos, favorece sua produção de testosterona.
As consultas e check-ups periódicos
Com suas consultas e exames em dia, é possível prevenir ou detectar precocemente grande parte das doenças que põem sua saúde em risco.
Além disso, no caso de ser diagnosticada alguma condição médica já existente, a possibilidade de uma abordagem precoce eleva bastante as chances de cura e torna os tratamentos mais simples, rápidos e menos invasivos.
A seguir você confere alguns dos exames mais indicados para homens partir de 40 anos, sobre os quais vale a pena conversar com seu médico:
- Eletrocardiograma: avalia a atividade cardíaca em repouso e em esforço, além de auxiliar na identificação de problemas como entupimento de artérias, alterações nas válvulas do coração, arritmias cardíacas e risco de infarto.
- Ecocardiograma: fornece imagens do coração, estáticas e em movimento, para que o médico analise o fluxo sanguíneo e as estruturas cardíacas.
- Dosagem de PSA: por meio de amostras de sangue, possibilita verificar alterações na próstata, como crescimento, inflamações e tumores.
- Exame de próstata (toque retal): com a palpação da próstata, o médico pode avaliar tamanho, textura e consistência. Exame fundamental para o diagnóstico do câncer de próstata.
- Dosagem de testosterona: verifica os níveis desse hormônio no organismo, contribuindo para o tratamento de quadros como dificuldades de ereção, alterações de humor, perda de densidade óssea e crescimento das mamas.
O Ministério da Saúde também inclui nos exames de rotina dos homens:
- aferição de pressão arterial;
- exame de sangue;
- glicemia em jejum;
- exame de urina;
- teste de tireoide;
- testes para ISTs;
- pesagem e medição da circunferência abdominal.
Os cuidados com a saúde e a síndrome do “super-homem”
Como vimos durante todo este artigo, os cuidados que todo homem deve ter aos 40 anos passam principalmente pela manutenção de uma rotina equilibrada e saudável.
As preocupações com trabalho, as contas, a família e a “síndrome do super-homem” fazem com que muitos homens deixem de lado a saúde e se descuidem dos bons hábitos, das consultas médicas e, consequentemente, dos check-ups periódicos.
O resultado disso é uma série de problemas que poderiam ser evitados.
De acordo com o Hospital Sírio-Libanês, é possível reduzir de 40% a 60% o risco de apresentar certas doenças apenas com a adoção de hábitos simples como alimentar-se adequadamente, dormir bem e evitar o consumo excessivo de álcool e cigarro.
Aliado a isso, manter as consultas médicas em dia também está entre os cuidados que todo homem deve ter para prevenir ou possibilitar o diagnóstico precoce de várias doenças.
Se você tem exames pendentes, não espere mais para cuidar de sua saúde. No IMEB, você marca seus exames de forma mais prática e simples, direto do seu celular ou computador. Acesse nosso site e agende online seus exames.
Por: Dr. Renato Barra / Categoria: Saúde do Homem
6 de novembro de 2020