8 sinais de que você precisa realizar um check-up

Você sabia que a sua aparência pode revelar irregularidades com a sua saúde? Rugas profundas, inchaço nos pés, pintas e manchas na pele, alteração nas mamas, perda rápida de peso, visão embaçada e urina com coloração diferente, são alguns sinais para os quais você deve se atentar.

Acompanhe o artigo para entender melhor cada um desses indicativos, e o que eles podem revelar.

Perda ou ganho de peso de forma repentina

Perder peso rapidamente, sem ter feito dieta ou praticado exercícios físicos intensos, ou o  contrário, são situações incomuns e que merecem uma investigação junto ao médico, pois podem indicar problemas intestinais, diabetes, depressão, doenças causadas por vermes, câncer, distúrbios da tireoide (hipertireoidismo e hipotireoidismo), dentre outros.

Saiba como investigar o hipertireoidismo neste artigo: Distúrbios de tireoide em mulheres: como identificá-los

Quando essas variações vierem acompanhadas de outros sintomas, como fraqueza, tonturas, tremores ou alterações na frequência dos batimentos cardíacos, o quadro deve ser avaliado imediatamente por um médico.

Leia também: Cansaço excessivo pode ser sinal de algumas doenças. Confira! 

Visão embaçada

A visão embaçada ou turva pode ser sinal de diversas doenças ou condições, desde miopia e enxaqueca, até pressão baixa, hipertensão, catarata, glaucoma, diabetes e até um possível tumor cerebral.

Uma maneira que auxilia a identificar a causa da visão embaçada, é verificar se ela vem acompanhada de outros sintomas. Por exemplo: visão embaçada acompanha de eventuais náuseas e vômitos, podem indicar um ataque súbito de glaucoma, hipoglicemia, pressão baixa e até algumas doenças cardiovasculares, como o AVC e infarto do miocárdio.

Entretanto, a melhor forma de identificar e tratar a causa da visão embaçada é consultando-se com um médico oftalmologista. Dessa forma, ele poderá realizar exames específicos no globo ocular e investigar o histórico clínico e sintomas.

Dificuldades para urinar ou alteração na urina

Um outro bom sinal que pode indicar a realização de um check-up é analisar o aspecto da urina. Normalmente, a urina deve ter um tom amarelo claro, sem estar densa ou com resíduos.

Se você notar um odor, coloração diferente, ou alteração na frequência ou quantidade de urina de forma persistente, atente-se. Existem diversas doenças e condições que são “denunciadas” pela urina. É o caso de infecção urinária, desidratação, doenças no fígado e ductos biliares, pedra nos rins e até câncer de bexiga.

Saiba como analisar a cor da urina neste artigo: Cor da urina diferente: o que pode ser? Devo me preocupar?

Rugas

As rugas são linhas marcadas que surgem no corpo com o passar do tempo, principalmente na testa, próximas aos olhos, e abaixo da boca ou do nariz. Geralmente é um problema comum, causado pelo envelhecimento e pelo constante movimento dos músculos que compõem a face.

Entretanto, existem alguns fatores que podem piorar ou acelerar o surgimento das rugas, como: fumar, expor-se ao sol por longos períodos e sem o protetor solar, e expor-se excessivamente à fumaça.

Além disso, estudos têm observado que as rugas, dependendo da quantidade e profundidade com que são percebidas na pele, podem ser um sinal de osteoporose. A razão disso é que as rugas e os ossos são constituídos pela mesma proteína — o colágeno —, que diminui a sua produção com a idade.

Lembre-se: a osteoporose é uma doença séria dos ossos, e que atinge principalmente as mulheres após a menopausa. Saiba como prevenir-se neste artigo: Densitometria óssea: vantagens do exame para a saúde da mulher

Pés inchados

Pés inchados é um problema geralmente comum, causado principalmente pela má circulação sanguínea. Quem mais tende a sofrer com esse problema são gestantes e pessoas que precisam passar muito tempo em pé ou sentadas.

Por isso, é esperado que o inchaço desapareça depois de um período de repouso. Caso contrário, e se ele vier acompanhado de outros sintomas (como dores ou vermelhidão, por exemplo), pode ser um indício de outras doenças. Alguns exemplos são: lesão, infecção, trombose, linfedema, insuficiência cardíaca, problemas no fígado ou nos rins, efeito de algum medicamento, entre outros.

Em todo o caso, o mais recomendado é se consultar com um médico para ele investigar a causa dos pés inchados, e iniciar o tratamento adequado.

Leia também: Exames do coração: quais são e para que servem cada um?

Pintas ou manchas escuras na pele

Pintas irregulares na pele, bem como sinais que não desaparecem naturalmente com o tempo, podem indicar, também, que você precisa realizar um check-up médico.

Casos de pintas ou sinais com tamanhos assimétricos, que variam de cor, e possuem um diâmetro maior do que 6 milímetros, valem uma investigação junto ao médico, uma vez que podem indicar doenças mais sérias, como o câncer de pele.

Saiba como prevenir-se neste artigo: 7 cuidados diários com a pele para prevenir o câncer de pele

Atente-se, também, a manchas escuras na pele, principalmente nas dobras, como axilas e virilha.

Elas podem ser causadas por fatores diversos, como depilação, atritos sofridos na região, e o uso de roupas muito apertadas. Mas podem ser causadas também por doenças metabólicas, como a diabetes.

Por isso, ao notar manchas escuras na sua pele, o mais recomendado é procurar um dermatologista para que ele investigue e trate o problema, tudo bem?

Informe-se mais sobre a diabetes neste artigo: Principais Sintomas de Diabetes e o que fazer nesses casos

Alteração nas mamas

As mamas também costumam apresentar sinais de que algo não vai bem no corpo. Sentir dores incomuns, inchaço, ou mesmo a presença de algum caroço ou cisto na região, devem ser investigados por um ginecologista, pois pode indicar, por exemplo, o câncer de mama.

E lembre-se: o primeiro passo começa com o autoexame das mamas, que deve ser realizado por todas as mulheres mensalmente, tudo bem? Saiba como identificar o câncer de mama neste artigo aqui

Após o autoexame, recomenda-se o exame clínico das mamas junto ao ginecologista. Caso seja necessário, poderão ser realizados exames de diagnóstico (como a mamografia digital) para investigar os sintomas e sinais relatados pelo paciente.

No vídeo abaixo, o Dr. Renato, do IMEB, apresenta os principais exames que podem detectar o câncer de mama. Assista:

 

Agora que você conheceu alguns sinais que podem indicar que a sua saúde está em risco, que tal programar o seu check-up?

Neste artigo aqui, nós mostramos quais são os principais exames em um check-up de rotina, tanto para homens quanto para mulheres.

E caso você precise realizar algum exame, é só agendá-lo aqui com o IMEB.

imagem ilustrativa de infográfico sobre exames para mulheres

Baixe o Infográfico e conheça os exames que toda mulher deve fazer por faixa etária – IMEB (Imagens Médicas de Brasília)

Fale conosco

Deixe sua mensagem aqui.

Enviando

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?

IMEB -- 2018 © Copyright
Responsável Técnico: Alaor Barra Sobrinho - CRM-DF 3029